Tempo, tempo, tempo, tempo...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

AYRTON SENNA DO BRASIL

Olha eu aí embaixo visitando a sepultura do Ayrton Senna! ( Jazigo 11, quadra 15, setor 7 - Morumbi ), Essa foi a segunda vez que estive lá ( dez/09 ). A primeira, estava indo rumo à França, com os meus niños... Os avós dos meus garotos foram sepultados aí pertinho... Quem um dia esquecerá as alegrias causadas pelo Senna nas manhãs de domingo? Chovesse ( melhor ) ou fizesse sol, ali estava o brasileirinho nos enchendo de alegria e contentamento. As saudades são infinitas e memoráveis... Honra-nos sabermos que tivemos um piloto brasileiro de F-1, que foi campeão mundial por três vezes ( 88, 90 e 91 )e é considerado um dos maiores pilotos do automobilismo pelo mundo inteiro. O nosso "piloto de pista molhada" nos inundava de alegrias com suas mirabolantes voltas entusiásticas... Segundo suas biografias, uma das táticas de Senna era a de no começo das chuvas não trocar os pneus biscoito ( com sulcos ) e continuar correndo com os slicks ( lisos ). Era a partir dessa estratégia que ele ganhava tempo, já que os demais pilotos paravam nos boxes para a troca. O GP de Mônaco de 1984 marcou a habilidade de Senna nas pistas molhadas. Ayrton tinha sede de vitórias e as visualizava. Uma de suas colocações, resume muito bem essa assertiva: "Quanto mais eu me esforço, mais eu me encontro. Eu estou sempre olhando um passo à frente, um diferente mundo para entrar, lugares onde eu nunca estive antes. É muito solitário pilotar num GP, mas muito cativante. Eu senti novas sensações e eu quero mais. Essa é a minha excitação, minha motivação." É gratificante ver dados sobre essa joia rara: GP disputado: 162 ( 161 largadas ) Vítórias: 41 Pódios:80 Pole positions: 65 Primeira vitória: Portugal 1985 Última vitória: Austrália 1993 Títulos/histórias: Rei de Mônaco: Por ter vencido seis vezes ( temporadas de 87, 89, 90, 91,92 e 93 ). Tempo em que ele deu banho de champanhe na família real. Nos braços do povo: GP de 28/03/93 ( Interlagos )- segunda vitória em casa. Alain Prost liderava e começou a chover. O rival não havia trocado os pneus e bateu em Christian Fittipaldi que o fez sair da corrida. Senna aproveitou, ultrapassou Damon Hill e tornou-se o campeão, sendo carregado nos braços da imensa torcida brasileira. Primeiro título mundial: 1988 ( McLaren ) – batalha contra Alain Prost, onde deixou claro que era o piloto mais rápido da categoria, ao obter 13 pole positions. Primeira vitória no Brasil: 24/03/91( Autódromo de Interlagos - São Paulo Com uma única marcha, o piloto brasileiro conseguiu manter a média de 1min25s por volta. Isso foi registrado e comprovado pelas câmeras de TV instaladas em seu carro. Pelo rádio, expressou sua alegria e alívio quando completou a última volta e ultrapassou a linha de chegada. Emocionado, gritava: "I don't believe" (eu não acredito, em inglês). O bicampeonato mundial: Penúltimo GP da temporada de 1990 ( Suzuka – Japão ) Alain Prost, que um ano antes havia vencido o campeonato fechando a porta" quando Senna, nas voltas finais, tentou ultrapassá-lo, causando um choque e desclassificando nosso brasileiro, recebeu o troco um ano depois: Prost precisava da vitória para levar a decisão para o último GP, na Austrália. O francês, que largou na segunda posição do grid, conseguiu tomar a dianteira, mas Senna forçou o carro e entrou por dentro na tomada da primeira curva. A roda direita traseira da Ferrari tocou na dianteira esquerda da McLaren e os carros saíram da pista. A corrida continuou e Ayrton conquistou o bicampeonato mundial de F-1. O tricampeonato mundial: 20/10/91 ( Suzuka - Japão ) Disputando o título da temporada com o inglês Nigel Mansell( Williams ), que, logo na 10ª volta, abandonou a prova com problemas no freio, Senna deu um show e comemorou em grande estilo o tri. Ali estava o mais jovem piloto a conquistar essa façanha na história da F-1, salientando que junto a Nelson Piquet, deu ao Brasil a glória de ter dois tricampeões mundiais de F-1. GP inesquecível: Grande Prêmio da Europa ( 1993 ) - Em pista molhada, saiu em quarto lugar e terminou indo para a primeira posição ( metade da primeira volta ). Claro: não trocou pneus! Damon Hill, chegou em segundo lugar, estratégia de Senna, para "empurrar" seu rival Prost a chegar em terceiro lugar. O QUE DISSERAM DE VOCÊ... . Diz-se que Senna via em Piquet, Prost e Mansell, seus inimigos e que jamais teve relacionamento amistoso. Mansell foi o mais aceito dentre esses, dado o fato de ser mais simpático: durante uma corrida, Mansell rodou no S" de Senna" e saiu da prova; quando Senna passou ali, Mansell ( já fora do carro ) gesticulou aplaudindo-o. Fato amistoso também aconteceu em Silvertone, corrida em que Senna abandonou a prova e pegou carona com Mansell ( vencedor da corrida ). . Senna possuía excessiva obsessão em ser o número 1 e sobrepunha até o impossível para fazê-lo. . O autódromo de Interlagos sofreu uma reforma no ano de 1990 e sugeriu-se que fosse feita uma grande curva a fim de ligar a reta dos boxes à curva solar e foi então que Senna sugestionou um "S" que passou a ser chamado de "S do Senna". . Cesare Cremonini ( italiano ), gravou em 2005 uma canção ( Marmelata #25 ), cujo refrão diz: "Ah! Desde que Senna não corre mais, não é mais domingo!" . Após suas nove vitórias consecutivas ( recorde mundial ), os ingleses apelidaram o autódromo de Silverstone de SILVAstone... hehehehehe • O recorde de 65 poles e 163 corridas,só foi quebrado no GP de San Marino, em 2006, quando Michael Schumacher conquistou-o, passando a ter 68 poles. . Numa turnê ( Austrália - 1993 ), Tina Turner o chamou ao palco e bradou: "the best", cantando seguidamente a música "Simply the best". . Na turnê que o "Ramones" fez no Brasil em Maio de 1994, o vocalista Joey Ramone dedicou essa tour para Ayrton Senna. . Outro grupo que homenageou Senna em dedicatória foi o "Sepultura", a maior banda de metal da história do Brasil que dedicou para Ayrton Senna um dos seus discos. . A marca registrada de Senna: nas suas voltas de vitórias, alguém sempre lhe entragava uma bandeira brasileira que ele fazia dançar durante todo o último percurso. A Prefeitura de São Paulo o homenageou com uma escultura, batizada de "Velocidade, alma, emoção", de Melinda Garcia, na entrada do Túnel Ayrton Senna ( 5 metros em bronze ) . Ayrton Senna era "canhotinho"... . Num dos episódios do seriado "Tokusatsu japonês Solbrain", pudemos ver estampado um poster de Senna ( ele foi admirado e querido no Japão ). . O documentário The Right to Win, de 2004, foi um tributo a Senna. Nele, Frank Williams lembra o grande piloto que Senna foi. . Senna sempre se mostrou preocupado com as crianças pobres:em 1994, ele anunciou sua intenção em fazer alguma coisa por elas. Morreu antes de implementar essas ideias, mas sua família, criou o Instituto Ayrton Senna em sua memória. . Depois de sua morte, comentou-se que ele havia feito doações estimadas em 400 milhões de dólares a crianças carentes ( a sua humildade impediu que essas informações fossem confirmadas ). "MORREU AYRTON SENNA DA SILVA: uma notícia que a gente nunca gostaria de dar." Foi soando "desalento", que Roberto Cabrini anunciou a morte do piloto: uma morte que silenciou o país... Assim foi, em 1º/mai/94: o nosso heroi brasileiro se despediu definitivamente das pistas e do mundo,aos 34 anos, naquele inesquecível acidente automobilístico no GP de Ímola (Itália ): o desastre ocorreu na sua sétima volta: a última da sua vida! Um desastre assustador na curva Tamburello que o fez bater o seu carro num muro de concreto,estourar o pneu que atingiu o capacete verde e amarelo, acima do olho direito. A roda, esta voou a quase 60 metros e o carro de Senna retornou à pista. Os primeiros socorros foram feitos ali mesmo, por um neurocirurgião renomado e em seguida Senna foi transportado para o hospital Maggiore de Bolonha. Sua morte ocorreu poucas horas depois... Segundo o médico que o socorreu, o semblante do piloto era de "serenidade"... Senna sofreu morte cerebral com três traumas graves: um grande choque que provocou fraturas na têmpora e rompeu a artéria temporal, uma fratura na base do crânio devido à potência do impacto, além de um pedaço de fibra de carbono da carenagem ter penetrado o visor do capacete e adentrado a órbita acima do olho direito, danificando o lobo frontal. O ACIDENTE ( Comentários, controvérsias, dados técnicos ): . Perícia médica afirma que devido a quebra da coluna de direção, deu-se a perda de controle do carro. O documento aponta negligência dos técnicos da equipe e algumas pessoas chegaram a ser indiciadas por homicídio culposo, negligência e imprudência, mas foram absolvidos um ano depois, pelo juiz Antonio Constanzo. . No documentário da Geographic, "A morte de Ayrton Senna", aponta que o safety-car permaneceu muito tempo na pista, o que reduziu as pressões nos pneus do piloto e fez baixar o carro,consequentemente, o chassi tocou o solo, o carro saltou e tornou a direção incontrolável. O programa ainda se coloca com relação às reações de Senna: "Se suas reações tivessem sido mais lentas, provavelmente poderia ter sobrevivido." Pilotos/especialistas em F-1, considera o ponto de vista negável, já que, segundo eles,os pneus se aquecem adequadamente depois de percorrer 2 KM ( meia volta ) e Senna já se encontrava na volta de número 7. . Autópsia aponta que Senna sofreu fraturas múltiplas na base do crânio, esmagamento da testa e rompimento da artéria temporal com hemorragia nas vias respiratórias, causada pela ruptura da artéria temporal. . O médico que o atendeu, assevera que não havia nenhuma possibilidade de sucesso em restaurar a vida do piloto, na circunstância em que foi encontrado. . Os médicos nunca tiveram a certeza de que Senna morreu de maneira instântanea; apenas declaram que se tivesse sobrevivido, teria ficado com deficiência, já que acidentes deste nível, sempre causam danos estruturais aos tecidos cerebrais. . Há quem diga que os organizadores da corrida "incubaram" a sua morte instantânea, no propósito de evitar o cancelamento e seus interesses financeiros. A morte de Ayrton Senna foi uma tragédia nacional: o governo brasileiro declarou três dias de luto oficial e concedeu-lhe honras de chefe de Estado. As estimativas são de que mais de um milhão de pessoas foram às ruas render-lhe homenagens. • Minutos antes do Grande Prêmio, Ayrton foi flagrado pelas tevês apoiado na sua Williams, com semblante pensativo e olhar distante e perdido. Seria um presságio? O QUE PENSAVA AYRTON ACERCA DO SEU MUNDO? 1. "Eu procuro continuamente aprender mais sobre mim, minhas próprias limitações, as limitações do meu corpo e as limitações psicológics. É o meu estilo de vida." 2. "Vencer é como uma droga: eu não posso justificar sob nenhuma circunstância, ser o segundo ou terceiro." 3. "Esta será uma temporada com muitos acidentes e eu arrisco dizer que teremos sorte, se nada sério acontecer." 4. Deus é grande: Ele é forte e quando Ele quer, não tem quem não queira." 5. "Correr, competir, está no sangue; faz parte de mim; faz parte da minha vida." 6. "Não existem acidentes pequenos nesta pista." ( Falando sobre Ímola, pouco antes do acidente fatal ). 7. "Se você quer ser bem sucedido, tem que ter dedicação total, buscar o seu último limite e dar o melhor de si mesmo. 8. "É claro que existem momentos que você pensa quanto tempo ainda você conseguirá fazer isso, porque existem outros aspectos não tão bons nesse estilo de vida, mas eu adoro vencer!" 9. "Teremos sorte se nada sério acontecer". 10. "Eu sei que é impossível vencer sempre. Eu só espero que a derrota não venha neste fim de semana". 11. "Eu não sei dirigir de outra forma, senão arriscando. Cada um tem o seu limite. O meu limite está um pouco além do dos outros". 12. "O impossível não existe quando se acredita verdadeiramente nos sonhos". AS MINHAS PREFERIDAS: * "Se eu tiver que sofrer um acidente que eventualmente custe minha vida, eu espero que seja de uma vez. Eu não quero ficar numa cadeira de rodas. Não quero ficar num hospital sofrendo com os ferimentos. Se eu tiver que viver, eu quero viver plenamente, intensamente, porque eu sou uma pessoa intensa. Eu arruinaria minha vida se tivesse que viver parcialmente." ( janeiro de 1994, quatro meses antes do acidente que o matou). "O FATO DE SER BRASILEIRO, SÓ ME ENCHE DE ORGULHO!"

2 comentários:

Andre Mansim disse...

Puxa, esse post é saudoso e triste !
Sabe eu vou falar uma heresia pra vc, mas eu acho que o Piquet sempre foi melhor que o Senna, porque o Piquet foi campeão por equipes que não eram favoritas, seria como se hoje alguém fosse campeão correndo pela Willhans que é a quarta melhor equipe, enquanto o Senna só foi campeão na melhor equipe da época dele .
Mas o seu post ficou maravilhoso, bem documentado !
Parabens !

psicodharma.com disse...

Tive a honra de privar com Ayrton Senna da Silva...O mundo ficou mais pobre no dia em que Ele partiu para o outro lado.Obrigada por todos os momentos divertidos que passámos em grupo.Obrigada por tamanha lição que só mesmo Tu poderias dar aos mais desprotegidos por essa vida ingrata.Até já Senninha.