Tempo, tempo, tempo, tempo...

terça-feira, 24 de agosto de 2010

EU JÁ LHE CONHECIA...

Olá, colegas educadores, capacitadores e afins!
Quero compartilhar com vocês, esta dinâmica gostosinha:
Como proceder:
. Leve para a aula, uma quantidade de retângulos de papel idêntica à quantidade de alunos
de sua turma.
. Apresente-se e diga-lhes que uma de suas habilidades é a de ler o pensamento alheio não ( não se importe com as reações dos alunos: apenas lhes diga que se preparem para o que irá acontecer a partir daquele momento.
. Diga firmemente que não precisam temer, já que você terá controle da situação a ser vivenciada.
. Distribua as papeletas, pedindo que cada um escreva nela seu nome, dobre-a e devolva-a para você.
. Coloque-as juntas na mesa e simule passe de mágica sobre elas, proferindo algumas palavras.
. Retire solenemente qualquer uma e abra-a.
. Leia o nome em voz alta e diga-lhes que para mostrar seu poder, vai acertar a quem se refere.
. Aponte qualquer aluno e afirme que as energias ocultas revelam que aquele é o aluno dono da papeleta.
( Evidentemente, a probabilidade de erro é quase total, mas lhe apresente uma esquiva,
dizendo-lhes por exemplo, que houve interferências nas vibrações emanadas, ou coisa parecida.
. Prossiga com a malograda sessão, sempre deixando o retângulo com o aluno para o qual você apontou errado.
. Por fim, invente outra desculpa pelo festival de equívocos ( como exemplo: "estou sem praticar já a algum tempo"...).
. Escolha qualquer aluno para dar início à correção da confusão: ele deverá retificar que o aluno não é "fulano", mas sim "sicrano".
. O "fulano", por sua vez, irá corrigir, dizendo não ser o "fulano" e sim o "sicrano".
. A dinâmica prosseguirá, até dar a oportunidade de todos se apresentarem.
( Do livro: "Professor, não deixe a peteca cair" - Simão de Miranda )

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