Tempo, tempo, tempo, tempo...

terça-feira, 12 de outubro de 2010

CORA, CORALINDA...

Euzinha e Cora - Museu da Língua Portuguesa
OFERTA - AOS NOVOS QUE POETIZAM
Poeta, poetisa teu caminho. Pega, segura com os dedos da velha musa o que resta de poesia na transição da hora que passa. Cuida bem da inspiração que se despede por inútil. Cuidado com o adjetivo: Traiçoeiro, corriqueiro, se insinua libidinoso. nu, esfarrapado, sem pudor. Olha a rima indigente, forçada, forçando tropeçante. O verso desvalido, maltrapilho. A palavra truncada. O palavrão da moda. O jargão. A frase feita. O advérbio desgastado pedindo esquecimento e posterior recuperação. Atenção, muita atenção! Sem ser chamada - a palavra vulgar, esmolambada, sabereta vem, e vem para ficar. A palavra pobre... (Coitadinha da palavra pobre!) Também tem o seu direito de figurar no verso. Tudo isso, mais um conteúdo miúdo que seja e serás Poeta.
A imortal Cora Coralina sempre nos surpreende com a sua poesia singela e intensa...
Quem poderia imaginar que a doceira Dona Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas iria publicar seu primeiro livro aos 76 anos e nos deixar tanta riqueza no mundo da poesia?
Pois é... Somente aos 50 anos ( após a perda de sua cara-metade ) é que Dona Ana resolveu ser chamada de Cora Coralina e, para alegria dos que apreciam a poesia interiorana, simples, gostosinha, nada como mergulhar nas obras dessa mulher lá das terras de Goiás, que sempre carregou em si a alma poética, mas que a viu desabrochar após a "perda do medo"!
LINDA CORA
CORA LINA
CORA ...LINDA!

Euzinha - SAMPA - Exposição no Museu da Língua Portuguesa

Em tempo: o verbo é mesmo POETIZAR com Z.

Poetisa sim, é escrito com S.

Para melhor entender a regra, visite:

http://poetisandohistoria.blogspot.com/2007/10/poetisar-ou-poetizar.html

Estou caindooooo de fome ( deixem-me fazer "uma boquinha"!!! ).

Um comentário:

ebanobrasileiro disse...

Encantinho muito obrigado por estas coisas lindas com que você me presenteia. Fiz muito bem em ser seu seguidor e agora também ídolo. Eu queria algo assim para fazer parte do meu livro de poesia e recebi como presente seu. Muito obrigado.
Quando meu livro ficar pronto (não tem data) você vai ser presenteada com muito carinho, embora eu não seja tão bom poeta e nunca publiquei nenhum livro ainda, Bjs em seu coração maravilhoso. REnatinho