Tempo, tempo, tempo, tempo...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Você decide: o Brasil tem uma "presidente" ou uma "presidenta"? !

A gramática e os dicionários nos permitem empregar o substantivo "presidenta", sim! Há "elefanta", "governanta", "monja", "mestra" e por que não "presidenta"? Os estudiosos nos dizem que os substantivos terminados em -e, podem formar o feminino com a terminação -a. Evidentemente, sabe-se que essa regra, aceita pelos gramáticos, não deixa de ser algo por assim dizer, não muito antiga... E, atenção: nada de "estudanta", "intérpreta", "clienta" ( huashuahuashua ). Acredita-se que a conquista do termo se deve às lutas femininas... Alguns gramáticos são adeptos da ideia de que cargo sempre seja masculino; assim, devemos empregar: soldado e não soldada, presidente e não presidenta. Paschoal Cegalla, cita Presidenta nos seus exemplos... O professor Pasquale admite que ambas as formas podem ser empregadas e, cá para nós, gosto muito mesmo do substantivo PRESIDENTA e percebo nele a denotação fortíssima de que temos no poder uma mulher! É importante lembrarmos a regra dos adjetivos ( com tom de substantivo ) terminados em -nte que diz que a forma é a mesma ( comum de dois gêneros ), alterando-se somente o artigo ou pronome que o antecede: o comerciante a comerciante o doente a doente a crente o crente o adolescente a adolescente Há quem diga que o termo é brega e que isso é erro ortográfico ( hehehe... Erro ortográfico é por exemplo: IGNORÂNSIA, BURRISE; aí no caso, tratar-se-ia de semãntica e não de ortografia ). As concepções se divergem e eu bem que gosto disso porque sou muito de aceitar a opinião do outro e não vejo nada de anormal considerar o termo brega. Imaginem que há poetisas que são ofendidas quando assim são chamadas, porque preferem o substantivo/adjetivo POETA. Eu vou ficando por aqui, seguindo o meu iluste Aurélio e pensando que para nós, o mais importante no momento é que temos uma MULHER NA PRESIDÊNCIA e chega de lenga-lenga!

5 comentários:

Andre Mansim disse...

éssa é a professora Lourdes hein, hahahaha, boa aula! E irôniquinha também né...
Atualizei o blog, passa lá.

ebanobrasileiro disse...

Eu vou começar agora, completando 50 anos, a realizar um sonho que cultivei desde pequenino: dar aulas, mas agora que está chegando perto e estar me formando em uma Universidade muito boa UFPR, olhando as coisas que ponho em meu blog. vejo o quanto escrevo errado. Será que vou saber transmitir coisas certas a meus alunos? agora que sei que a senhora é professora, se me permitir, às vezes, vou pedir alguma ajuda. Fico cada vez mais admirado com a senhora. Abraços a toda a família.

Anônimo disse...

Mansim, adoro seus comentários; até pq vc sempre tece uma teia para alertar-me... kkkkk
Realmente fui irônica mesmo! kkkkk

Renato, amigo querido!

Erros necessitam ser evitados, no entanto, o + importante para a linguagem é a comunicação. Penso q se ela foi possível, valeu a missão, sabia?
Qto à docência, é através dela que vamos nos lapidando e aprendendo cada vez +.
Erramos mesmo: nossa língua é extremamente complexa... Todos erramos!
Admirada fico eu e, ao mesmo tempo lisonjeada em tê-lo com amigo!

Em tudo que for possível, conte com a minha ajuda, sim e corrija-me quando de necessidade.

Um abração,

Enkantinho disse...

hehehe, publiquei resposta acima como anônimo, Srs. Mansim/Renato!

Falha nossa,

Suzane Weck disse...

Muito obrigada pelo lindo comentário. Apareça sempre! Eu com toda certeza já sou sua fã.
Suze