Tempo, tempo, tempo, tempo...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O que é, o que é, meu irmão?

Euzinha de bike - Área comercial de Nagahama
E lá ia eu pro trabalho, toda engomadinha a ouvir Tom Jobim, quando de repente sou molhada por um bonitão que fez questão de acelerar seu carrão numa poça de água retida... Putz! Que vontade de gritar para aquele "batedeira de ovos" que evoluiu, um montão de palavrão.
Senti que de nada adiantava, porque o bonitão, hierarquicamente inferior a mim, na escala da humanidade, sequer olhou para trás!
A situação me fez voltar ao tempo e recordar um fato curioso acontecido comigo lá no Japão.
Eu vinha numa calçada, andando de bicicleta. Andando, não: correndo! Afinal de contas, estava no Japão e lá, as pessoas respeitam seus espaços.
Não percebi a reforma logo à frente ( ela estava extremamente sinalizada ) e quase ultrapasso o meu limite.
Descendo da bicicleta, um japonês ( provavelmente o líder dos trabalhadores ), veio ao meu encontro e eu, envergonhada repetia:
- Gomen nassai! Gomen nassai!
O senhor se aproximou mais de mim, pediu-me licença, agradeceu-me e em seguida ergueu a bicicleta, carregou-a no ombro, enquanto pedia que o seguisse.
Pasmem! Ele carregou a bicicleta nos ombros até a outra esquina( eu, toda errada, achei que ele iria "boicotar" minha magrela ), colocou-a no chão, pediu desculpas várias vezes e me desejou "konnitchi wa" ( boa tarde ) com um caloroso Sayonara.
Além do gesto de humildade, ele pedia desculpas pelo transtorno, embora a obra estivesse completamente sinalizada, enquanto o mal educado que me deu um banho, sequer olhou para trás...
É por isso que digo: nosso povo precisa mesmo é estudar cidadania e ética!

Nenhum comentário: