Tempo, tempo, tempo, tempo...

domingo, 3 de abril de 2011

HOUNEN MATSURI - FESTIVAL JAPONÊS

Importante: Esta postagem possui imagens de objetos em formato peniano com o único objetivo de compreender-se  o ritual de uma das festividades culturais  nipônica.


O povo japonês é extremamente voltado à sua cultura que, além de ser fielmente celebrada, é rigidamente transmitida de geração a geração, como profere a lei.

Quero compartilhar com vocês o "Hounen Matsuri", um festival japonês, onde se celebra a prosperidade e a fertilidade e é realizado na cidade de Komaki ( norte da província de Aichi), no dia 15 de março.

Komaki fica a 45 minutos de Nagoya ( meu desembarque Brasil-Japão) e a província em que morei ficava não muito distante.

O termo Hounen significa "boa colheita" e Matsuri, feriado, festival.

Espero que não se assustem com as imagens porque eu confesso que a primeira vez que me deparei com um grande monumento em formato de pênis onde, pude ver japoneses realizando orações, eu me espantei, sim! E saibam que a cidade em que morava, aparentemente possuía somente um monumento!!!

A celebração é algo realmente inusitado: milhares de pessoas vão ao  Festival do pênis. Ali, o povo carrega um gigantesco pênis de madeira,  entre santuários ( ele pesa 280 kg e mede mais de 2 metros Há informações paralelas, que apontam até 6 metros): este momento aponta o apogeu da festa. 
É comum que homens acima de 40 anos sejam os carregadores, por considerar-se mais necessitados da ajuda do deusa da fertilidade, Takeinadane-no-mikoto.

O pênis carregado é levado a um sepulcro, o Tagata Shinto e é através desse ato de homenagem, que os japoneses sentem-se protegidos sexualmente.

Na festa, o órgão sexual está presente por toda a parte: (arre lá com tanto pênis!) até nas comidas, viu?).

Um dos alimentos símbolos do festival, é a salsicha coberta por pães ( este último, simbolizando a vagina e o primeiro, nem precisa falar, né?). 
Encontram-se ainda vasos, pirulitos, doces, enfeites (uma infinidade de objetos)



Optei por não inserir uma imagem, porque meu blog é visitado por crianças que poderão se assustar... 

Além de rezarem pela fertilidade, os japoneses também imploram pela paz mundial e pela colheita abundante e pela prosperidade..

As pessoas fazem questão de posar em meio aos objetos com formato de pênis, de tocá-los, admirá-los,  beijá-los, de uma maneira muito sutil e os jovens ousam muito mais nos seus gestos.

A verdade é que a festa, embora mal interpretada por muitos, possui um cunho shintoísta que celebra a renovação e o nascimento e não somente a questão da virilidade masculina.

Deixo-vos algumas fotos do citado evento ( selecionei as mais clássicas, viu? kkkkkkkk).




















Nenhum comentário: