Tempo, tempo, tempo, tempo...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Educar sem paternalismo extremo: já!!!


Nosso país exagera no paternalismo! 
 O protecionismo veste a nossa sociedade de libertinagem e falsos poderes!
 A cidadania virou substantivo inatingível...
 Os verdadeiros valores humanos estão sendo camuflados...
 A violência é o resultado da falsa liberdade cultivada pelo capitalismo selvagem! 

 Enkantinho - Educadora, que rascunha este blog e que sonha fervorosamente com um mundo melhor e mais justo!

3 comentários:

Andre Mansim disse...

Vc está totalmente certa, escrevi uma crônica que segue nessa linha, mas desabafei um pouquinho mais, hahahaha, tá lá no blog!

ebanobrasileiro disse...

Eu lembro até hoje do meu primeiro dia de escola. Tinha medo. A imagem que eu projetava de professora era a que meu irmão mais velho me falava. Como ele era muito bagunceiro e não gostava de estudar, muitas vezes ficava de castigo e falava que a professora era má, então eu tinha isso como referência. Minha mãe falava para eu obedecer a professora e estudar direitinho senão ficaria de castigo em casa. Chorei na hora de entrar e veio um anjo, me pegou pela mão, conversou comigo, eu fui me acalmando e só depois de algum tempo eu descobri que aquele anjo era minha professora, que naquele tempo era professora mesmo revestida de toda autoridade. Impunha um respeito fora do normal e eu fiquei triste na hora de ir embora.
Hoje são chamadas de tias, acabam formando um vínculo familiar, não são respeitadas, os alunos de colégios particulares não são mais alunos e sim clientes e como tais sempre têm razão, tirando toda a autoridade dos professores. Estamos criando monstros para nos devorar. Nossas autoridades não lidam com gente e sim números e paliativos educacionais para fugir da responsabilidade de melhorar de verdade nossa educação e valorizar de novo nossos educadores, que assim como a senhora, se tornam presas fáceis desses monstros que são incentivados em casa a desrespeitar os professores.
D Lurdes creia que isso vai mudar. Estamos começando a aprender pela forma mais drástica, a dor, o quanto nós precisamos valorizar a escola e não sei como e não sei onde nem quando, alguém vai prestar atenção nas dores dos pais de Realengo, que foi um estopim que acabou de ser aceso. Estamos de mãos atadas e dependentes de nossos governantes que só querem roubar dinheiro da educação e fingir que aquilo que aconteceu foi só um ato isolado.
Obrigado à senhora pelos seus ensinamentos.
Seu fã nr 1 Renato.
Visite-me se for possível e não tomar seu tempo.

Lu Almeida Imoto disse...

Mansim,

Vou correndo ler seu bloguinho lindo!

Renato,

Como o admiro pela sensibilidade e pela alma tão grandiosa q vc tem!

Abraços,