Tempo, tempo, tempo, tempo...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A palavra CHAMPANHE


Essa bebida francesa, surgida em 1668 no nordeste da França, nasceu quando o monge Dom Pérignon, observou que o vinho das uvas da região de Champagne desenvolvia uma fermentação secundária produzindo pequenas bolhas e gás. Isso deu origem a técnica champenoise, que também inovou ao criar o habito de amarrar a rolha da garrafa com arame.

4 comentários:

Andre Mansim disse...

Uai mais isso é muito bão!!!!!!
Esse monge foi ul iluminado!

Murilo Cheng Siebra disse...

A história ainda não termina aí... aí está a história do espumante que foi uma acidental segunda fermentação feita e descoberta por esse monge onde passou a pesquisar e produzir o espumante... a idéia de colocar o nome do espumante como chanpangne é tanto pela técnica usada para produzir o espumante, onde o espumante tem duas forma de ser produzido pela técnica charmat e pela técnica CHAMPENOISE,o nome champangne, e também pelo nome da região da França chamada champangne. O Champangne é um tipo de espumante muito bem elaborado e cheio de muito critérios e cuidados. o nome Champangne só pode ser denominado àqueles espumantes cujo seja produzidos somente e somente na região de Champange na França com excessão da única vinívola Brasileira que pode colocar em suas garrafas de espumante a palavra champagne pois muito antes da legislação entrar em vigor aqui no brasil essa empresa já produzia espumante com denominação Champangne. Champangne, espumante produzido pela técnica de elaboração Champenoise,na região de Champangne na França. Hoje existe duas formas de produzir o espmante, um pelo método charmat, mais utilizado e menos trabalhozo acontece em grantes tanques de pressão, e a técnica Champenoise(Lê-se Champenoáse) exige mais trabalho pois a segunda fermentação é feita nas prórias garrafas onde são colocadas em uma estante de cabeça pra baixo com inclinação e todos os dias tem que girar 1/4 (um quarto) de voltas, imagine virar um lote de 1000 garrafas todos os dias pelo menos 2 ao dia dando 1/4 de voltas. agora imagine vários lotes de 10.000 garrafas. é uma verdadeira arte elaborar vinhos e espumante. por isso são um dos mais caros ainda existe outras delicadezas e outros procedimentos dentro do champenoise. mas o que eu gosto mesmo é do produto final.


( não detalhei muito só foi um pequeno comentário para que vocês tenham idéia, mas qualquer coisa, a disposição)


Murilo Almeida Siebra - Estudante do curso Superior de Viticulturae Enologia - Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Zona Rural

Murilo Cheng Siebra disse...

O espumante ele tem várias técnicas de produção de espumante. uma além do Charmat existe a técnica do Champenoise(Lê-se Champesoiáse) onde consiste em colocar o vinho pronto para term uma segunda fermentação. diferentemente da técnica Charmat, a champenoise o vinho é colocado em garrafas de espumante e recolocado para refermentar( 2º fermentação) onde as garafas irão ser colocadas em umas estantes chamadas pupitres. as garrafas tem que ficar de gargalo para baixo com uma inclinação e todos os dias as garrafas tem que ser giradas 1/4(um quarto de volta) para se ter uma uniformidade na elaboração. Na técnica Champenoise o espumante após o termino da fermentação, podem ser amadurecidos de 6 meses à 5 anos ou até mais. bem falei tudo isso para explicar o seguinte, todo Champangne é espumante mas nem todo espumante é Champangne. O nome Champangne foi foi dado tanto por conta da tecnica descoberta por esse monge. mas aí descobriram que podiam fazer essse mesmo método nos tanques de alta pressão técnica chamada de Charmat, mesmo produto mesma qualidade porém uma feita em tanque inoxidável e outra em garrafas.Por ter nome Champenoise e ainda produzido na Região de Champangne, decidiram colocar ese nome Champangne, mas não deixa de ser espumante. A frança após um tempo observou que em outros países colocavam o nome Champangne nas suas garrafas. decidiram desse modo colocar um lei que somente e somente os espumantes elaborados na Região de Champangne poderiam utilizar o nome champangne nas garrafaz de espumante. a técnica Shampenoise está liberada todos usarem mas o nome da região somente a frança poderia usar. o único lugar do mundo que eles abriram excessão foi o brasil na região sul que já produzia pela técnica Champenoise e que usava o nome Champangne nas suas garrafas foi permitido colocar o nome de seus espumantes o nome de champangne. os únicos e exclusivos lugares. os restante do mundo que produzir espumante tanto pela técnica Charmat quanto pela técnica Champenoise( técica exige muito trabalho e dinheiro) terá que usar em seus rótulos o nome Espumante. Mas graças a esse monge que descobrio acidentalmente a técnica de elaborar espumante que podemos hoje degustar,tomar, saborear ou o que quer que seja essa maravilhosa bebida que é uma delícia. Vinho e Espumante a bebida mais sã do mundo onde participou de diversas histórias da humanidade, até mesmo na bíblia é citado e na ceia do senhor éconsgrado e tranformado em sangue de cristo.

Lu Almeida Imoto disse...

Dedé, bão mesmo! kkkkk

Mu,

Que bela explanação, hein?