Tempo, tempo, tempo, tempo...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Lamen com gostinho japonês



As crianças brasileiras gostam muito de comer o macarrão instantâneo (o conhecido Miojo) e o Rick nunca aprecia as sopinhas que eu faço.
Um belo dia, ele experimentou o Miojo na casa das primas e (por modismo) passou a querer comer... Pode também ser que tenha sido influência do Japão, já que um dos pratos mais populares japoneses é o "lamen"(macarrão instantâneo) que eles comem de inúmeras maneiras. Acho-o bem diferente do brasileiro e claro, o preparo é bem enriquecido com outros ingredientes, diferentemente do nosso que é só aquela água salgada (argh!)...

Quando vou utilizar o instantâneo, costumo colocar uma cenourinha ralada, gemas, batatinha, pedacinhos de carne, macaxeira (mandioca) batida no liquidificador e afins, para enriquecer a sopinha...

Num desses dias de "sopinha", eu falei pro Rick que o Miojo é muito fraquinho e que a mamãe colocava mais ingredientes para ele ficar rico e ele com a carinha de jovem argumentador disse:

- É... Mas você sabe que eu prefiro o Miojo SOLITÁRIO, né?!

Segue aí uma receitinha de um lamen com gostinho do Japão:

- 200 g. de macarrão lamen
- Folhas de nori cortadas em quadrados de 5 cm.
- 2 ovos
- Pimenta seca em pó (própria p/ lamen)

Ingredientes p/ o molho:
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- 1 colher (chá) de hondashi
- sal a gosto 

Cozinhar o macarrão e resguardar. Em 500 ml de água fervente, colocar todos os ingredientes do molho até ferver. Cozinhar os ovos, descascá-los e cortar na metade. Colocar em tigelas próprias para lamen (domburi) o macarrão, o molho, os ovos e algumas folhas de nori (porções individuais). A pimenta é colocada a gosto na hora de consumir.

Dicas: Pode-se incluir mais ingredientes ao molho, como fatias de lombo de porco frito, tikuwa, etc. O molho é feito para se tomar com colheres próprias de lamen.

Em tempo: Nori é a alga marinha (os japoneses usam tipos diversos)

Rendimento: 2 porções

Autor: Revista Nihon Ryoori - site www.noticiasdobrasil.com.br

2 comentários:

Murilo Cheng Siebra disse...

DEVE SER GOSTOSO... TEM UNS PRATOS DA CULINÁRIA JAPONESA QUE ME DEIXA DE ÁGUA NA BOCA

Murilo Cheng Siebra disse...

deve ser uma delícia.... tem uns pratos japoneses que me deixa salivandoo