Tempo, tempo, tempo, tempo...

sábado, 21 de janeiro de 2012

A CRIAÇÃO DO MUNDO E OS SEGREDOS DA TERRA (Parte 1)

A CRIAÇÃO DO MUNDO

(Revista e diminuída)

... e no princípio era o verbo
depois o advérbio e o composto
veio então a raiz quadrada povoar de teoremas as águas do cérebro como toda ciência - e
muita, mas
muita paciência - criou
toda matéria que há
separando a geografia o
mar da terra
lá pela hora do recreio
veio a arte e a história 
dar seus palpites
e foi depois da sétima aula
que o Professor descansou
não sem antes passar dois 
mil anos de lição de casa
para que todos aprendessem
um pouco de tudo que há no mundo
e não levasse bomba no fim do ano.
(Ulisses Tavares)


E foi lendo essa poesia maluquinha, que me veio a inspiração para escrever sobre a criação do mundo. 


Gosto do tema, especialmente quando mergulhamos no mundo imaginário, mitológico, lendário,ficcionista. 


Tenho cá a minha fé, a minha crença, que se distanciam bastante desse mundo "lúdico", mas não falemos de crenças individuais: elas são tão nossas, não é verdade?


Não idolatro a ciência: acho-a "sem poesia" e ela não me encanta de todo! Prefiro a subjetividade, as entrelinhas...


Certo é, que aprecio em demasia as várias vertentes acerca da criação do mundo e quero compartilhar algumas delas com você.


Inicio com alguns trechos mitológicos (os chamados "cosmogônicos" - que nominho feio, né?):


EGITO:


...existia, na origem, o oceano ou magma informe, a água primordial, o caos chamado Nun. Nesse caos, desde toda a eternidade, existia um princípio consciente, o deus Atum(...). [Ele] suscitou, sem a interferência de elemento feminino, o sêmen do qual nasceu o primeiro par divino, Shu e Tefnut. Shu personifica o ar, o vazio, mas por outra parte, o ar vital, enquanto sua companheira, Tefnut, parece representar a umidade que existe na atmosfera. Desse primeiro par nasce outro, Gebeb, o deus-terra, e Nut, a deusa-Céu...
(Tassilo O. Spalding. Mitologia egípcia)


ÁFRICA:


No começo a Terra não existia.../No alto estava o céu. Embaixo estava a água./E não havia nenhum ser animando o céu, nem animava a água./Ora, o Todo-Poderoso Olodumaré, o Mestre e o Pai de todas as coisas... Criou em seguida sete príncipes coroados./Para alimento e entretenimento destes príncipes ele criou em seguida sete cabeças muito grandes e cheias de Akassa, e sete sacos, nos quais havia coquinhos, pérolas e estofos, e uma galinha e vinte e uma barra de ferro./(...)Depois deixou cair o todo do alto do céu...
(Hernâni Donato, Mitologia ioruba)


CHINA:


A tradição chinesa acredita que o Universo seria um ovo em pé. O céu, em forma de tigela emborcada, é a superfície interna da casca. A Terra, tal qual uma gema de ovo, flutua no meio do oceano primordial, que preenche a parte de baixo da casca. No miolo do ovo, vivia Pan-Ku, um gigante que durante dezoito mil anos cresceu vários metros por dia. Com isso, a casca do ovo acabou quebrando, e o Céu afastou-se cada vez mais da Terra, até Pan-Ku morrer. Então a cabeça do gigante tornou-se uma montanha sagrada, seus olhos transformaram-se no Sol e na Lua, e seus cabelos passaram a ser as árvores.


PAQUISTÃO(uma das mais antigas mitologias mundiais):


A mitologia hindu diz que um ovo de ouro e de prata deu origem ao Universo. O Céu formou-se de uma casquinha de ouro, e a Terra, de uma de prata.


MADAGASCAR (país africano):


Os habitantes contam que o Céu e a Terra são marido e mulher e brigam muito. Nessas violentas rusgas domésticas, o Céu joga trombas d'água e avalanches sobre a Terra, enquanto sua companheira ataca-o com a lava incandescente cuspida pelos vulcões. A paz só volta quando os deuses conseguem acalmar os dois briguentos. Mas na superfície da Terra ficam machucaduras: calombos (que são colinas) e feridas (que são os lagos).


SIBÉRIA:


Segundo um mito siberiano, um velho que vive no inferno segura a Terra em sua mão. Mas ele às vezes se cansa e treme, provocando tremores horríveis.


ISLAMISMO (Religião fundada pelo profeta Maomé):


Para evitar cataclismos, Deus ordenou que um bichinho vigiasse a imensa baleia que sustenta a Terra.O bichinho deveria ameaçar a baleia: a qualquer movimento, ele entraria na narina do grande animal.




Zzzzzzzzzzz Ui, deu um soninhoooooo! Vou ficando por aqui e, confesso que 'tô ansiosa para falar sobre a CAIXA DE PANDORA e IZANAMI/IZANAGI (mitologia grega/lenda japonesa).


Até a próxima!

Nenhum comentário: