Tempo, tempo, tempo, tempo...

sábado, 24 de março de 2012

A CRIAÇÃO DO MUNDO E OS SEGREDOS DA TERRA (Parte 3)

A mitologia japonesa busca explicar o surgimento dos deuses, a criação e a origem dos imperadores japoneses, nos livros Kojiki e Nihonshoki (tidos como os dois livros mais antigos da história nipônica), mas há muitos outros livros japoneses que giram em torno da origem.

Uma linda lenda é a de Izanagi e Izanami, casal que gera todos os kamis (espíritos invisíveis e poderosos do mundo) mas que no momento da criação dos kamis do fogo eles terminam por matar Izanami que parte para o submundo mas promete retornar, já que não pode levar Izanagi.

Após longo tempo de espera, Izanagi termina por quebrar a promessa e vai em busca de encontrar Izanami.
Ao chegar no submundo, a encontra dando luz a vários demônios e sendo devorada por larvas.
Considerando audaciosa a vinda de seu marido, ela ordena que os demônios o persigam. Na perseguição, Izanagi pega seu pente de ossos (usado para prender o cabelo) e o quebra, jogando os restos no chão.
Surgem dali, diversos brotos de bambu, os quais os demônios famintos devoram.
Izanagi consegue fugir dos demônios, prendendo-os no submundo e, revoltado com a traição, utiliza os poderes do sol para destruí-los.

O livro abaixo, é um raro exemplar que temos aqui em casa e para mim, uma relíquia: o cunhado Alberto, que sempre primou por bem conhecer a cultura japonesa, o guardou desde a sua tenra infância, presenteou o meu filho mais velho com essa lenda tão bem elaborada.

A versão portuguesa é de Matilde Rosa de Araújo, uma escritora especializada em literatura infantil.
Um exemplar tão velhinho, que sequer possui dados de catalogação: apenas o nome da editora Verbo (Portuguesa) e a quantidade de edições: 656.

A capa (fotografia minha) do exemplar que temos em casa .

E foi pesquisando na internet que li:

O Dragão no Arrozal Lenda Japonesa

Matilde Rosa Araújo (versão Portuguesa) e Komamiya

R$ 30,00 + R$ 5,64 frete*

editora: Verbo Infantil
ano: n/d
estante: Infanto-juvenis
peso: 450g
cadastrado em: sábado, 25/2/2012. 14:04:37
descrição: Exemplar extremamente raro e esgotado. Livro em perfeito estado de conservação, páginas bem limpas, SEM quaisquer manchas, rabiscos ou sublinhados que possam interferir na leitura do exemplar.

http://www.estantevirtual.com.br/
(A venda está sendo feita por um Sebo)
Olhe o site reforçando o que disse, não?!

A lenda O DRAGÃO NO ARROZAL, é bem mais recheada de fantasias, mas também enfatiza o nascimento do Japão por meio das duas divindades: Izanagi (deus-pai) e Izanami (deusa mãe).

Na narrativa, Izanami lava o olho esquerdo no mar e nasce-lhe a filha Amaterasu (deusa do sol); lava o olho direito e nasce-lhe Tsukijomi (deus da lua); lava o nariz e nasce-lhe o filho Suzanoo (deus do mar e do vento - Susano ou Susanowo).

Amaterasu governou bem o céu e Tsukijomi governou com perfeição o mundo da noite. Com Suzanoo foi diferente: ele era pouco dócil e nem sequer conseguia governar o mar... (o choro era constante, porque queria ver a mãe). O pai resolve expulsá-lo do reino e ele se torna um verdadeiro destruidor (vale a pena conferir), mesmo tendo todos os conselhos de Amaterasu, sua irmã, que tão bem governava o céu.

Claro que não vou aqui contar-lhe toda a lenda, não é verdade¿Quero dizer-lhes que é uma das lendas mais ricas e mágicas que já conheci e em torno desses deuses, giram infinitas histórias.

Na versão de Matilde Rosa, Suzanoo é também expulso do céu e continua perdido e na esperança de conhecer a mãe.

Nas suas andanças, conhece uma casa onde um senhor encontra-se desesperado porque tinha oito filhas mas que o Yamatanoorochi - Yamata no Orochi (curioso???) a cada ano levava uma delas... Vou dizer-lhes quem é o Yamatanoorochi: uma serpente gigantesca que espalhava o terror no país. Quer saber como era ele?! Ah, aí tem que buscar ler a lenda completa, né? rsrsrss.

Ah, esqueci de contar-lhes também, que a lenda retrata como surgiu o OHASHI (pauzinhos que os japoneses comem).

Suzanoo resolve utilizar “saquê” (vinho de arroz) para combater a fera (isso também você só saberá se buscar ler a lenda...) que tinha oito cabeças (creio que você ficou ainda mais curioso!).


No corpo do monstro, Suzanoo encontra um sabre (espada curta) precioso e presenteia Amaterasu, a fim de poder receber o perdão de todos que fizera sofrer.

Suzanoo casa-se com a moça (em outra lenda, conheci o seu nome: Kushinadahime, que seria devorada pela serpente e passa a governar bem o seu reino: o reino do mar e dos ventos...

(Em outras versões, um dos descendentes de Susanowo, Ookuninushi, casa-se com Suserihime, filha de Suzanoo).

Nenhum comentário: