Tempo, tempo, tempo, tempo...

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nós, a FENEARTE e Luíz Gonzaga

Foto: Lourdes Imoto - uma bibliotecária muito maluquinha
Alegra-nos vermos que o nosso Projeto vem superando todas as expectativas: por meio da leitura estamos fortalecendo a memória de Luiz Gonzaga e ampliando todo um trabalho de valorização da escrita, prática priorizada/vivenciada pela Escola NM-6, já que os educadores da área de Língua Portuguesa, sempre buscaram pautar sua prática pedagógica na leitura de paradidáticos e romances da literatura brasileira, em especial.
Para a produção da carta, Patrícia esteve na Biblioteca durante 04 (quatro) dias: ela trazia rascunhos de casa e ia copiando no editor de texto, ao tempo que eu, como bibliotecária, e a professora Denise, íamos corrigindo o texto, buscando manter todas as ideias e vocabulário da aluna, preocupando-nos mais com a concordância.



Denise (professora) e Patrícia - Fotografadas por mim, claro!
O tema central deveria girar em torno da música Petrolina-Juazeiro e tivemos que disponibilizar livros e sites informativos sobre a região.
O resultado foi "pomposo" e descobrimos que Patrícia fazia PROESIA (uma prosa poética, subjetiva, emotiva...).

Além do texto escolhido, outros trabalhos foram produzidos nas aulas das professoras Neilde (Geografia), Vera (Ciências) e Núbia (Artes):cordel, maquetes, carrancas em argila, caricaturas...
Alguns dos produtos seguirão para a FENEARTE 2012 - Centro de Convenções, Olinda-PE,que fará uma homenagem ao Rei do Baião.
20 (vinte) alunos participantes do nosso projeto, estarão indo para a Feira, nesta sexta-feira.   

Leiam a produção textual:                   

                            Nossa terra cantada pelo Rei do Baião

           Oh, Luiz Gonzaga, você cantou o Rio São Francisco com uma música divina, trazendo alegria para Petrolina... Elogiou o Rio, falando de sua  beleza e ternura: a ternura que banha o povo juazeirense e petrolinense; o rio “Opara”, que já era muito elogiado pelos índios...


Você se foi, mas deixou marcas de sua safona grande e “arretada” que animava a moçada de nossa região.

No tempo de criança, você cantava falando da ponte que levantava, do vapor que passava, do gostoso vaivém e não deixou de falar do apito do trem.

Hoje, Lua, só restam as saudades! A ponte não levanta mais e o trem já não passa pelos trilhos da velha estação: nossa cidade que era pequenina, com o passar do tempo, cresceu: não precisamos mais das embarcações para o transporte comercial e veja, velho Lua, estive lendo com nossas professoras que o nosso aeroporto possui a maior pista de aterissagem do Nordeste e que o Vale do São Francisco já é considerado o maior exportador de frutas do Brasil.

 Fico a imaginar uma nova música cantada por você: que linda seria!

Sei que você cantaria muitas das nossas belezas, porque a nossa Petrolina é hoje a capital da uva, das frutas e sem falar que é a região que tem a maior rede de hotel do sertão do São Francisco... Sei que você não deixaria de falar de outros pontos turísticos, como: o bodódromo, a barcarola (restaurante), nossas maravilhosas ilhas, a linda Catedral, os passeios de barco no Velho Chico, as belezas da nossa orla...

Tenho orgulho de ter nascido numa terra tão bela e tão elogiada por todos. Tenho orgulho de você ter também cantado a nossa linda Petrolina! “Eu também gosto de Juazeiro mas adoro Petrolina”: Petrolina de Ana das Carrancas, de Geraldo Azevedo de riquezas mil... Porém, eu tenho muito mais orgulho é de ouvir suas músicas que falam do nosso Nordeste, da nossa gente, da nossa língua, dos nossos costumes, da nossa cultura. Eu também me orgulho por você ser nordestino, ser do nosso chão, ser do nosso sertão!

Meu querido Luiz, admiro tanto você, meu rei do baião! Tantas felicidades que deixou no nosso sertão e tantas emoções nos nossos corações!

Obrigada Luiz Gonzaga, por ter sido essa estrela que brilhou e até hoje brilha no nosso sertão.

Fico feliz porque mesmo sem sua presença, estamos festejando com muita alegria o seu Centenário, velho REI DO BAIÃO!

Produção textual: Patrícia Ferreira da Mota (6º A)

Correção do texto: Profª Denise Nascimento (Língua Portuguesa) e Mª de Lourdes Almeida Imoto

                                 (Coordenadora de biblioteca)                                         

Nenhum comentário: