Tempo, tempo, tempo, tempo...

sábado, 21 de julho de 2012

REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL E TECNOLÓGICA - SALA DE AULA

marinalva da silva de souzadisse:
06/12/2011 21:35:36

Muito bom. Fico feliz, pois além de ser funcionária da escola pública estadual, também sou ma~e de aluno do ensino médio e isso é um grande incentivo para os nossos alunos e filhos. Mais uma vez, nosso governador está de parabéns!
Simone Cavalcantidisse:
06/12/2011 22:20:06

Já sinto a euforia e a empolgação dos alunos com esse material. Eles estão com grande expectativa. Estou terminando uma especialização em Mídias e Tecnologias e sei a importância pedagógica que esses recursos podem proporcionar.
João Batista Cavalcantidisse:
07/12/2011 00:49:54

Com mais de meio de século de vida,sou da geração que na juventude só tinha acesso as novas tecnologias através das velhas máquinas de datilografia,durante algum tempo me sentia um "analfabeto virtual ",tinha medo de acessar as novas TICs através do uso do computador como ferramenta de trabalho; hoje me sinto alfabetiizado no ambiente virtual, e estou aguardando a chegada dos tablets para o uso dos estudantes do ensino médio.
adelmodisse:
07/12/2011 03:14:56

Realmente essa iniciativa será um marco histórico na educação de Pernambuco, espero que todos possam aproveitar das novas tecnológias em favor do ensino aprendizagem!
LUIS EDUARDOdisse:
07/12/2011 19:56:13

Imagino(-me) usando tais ferramentas, diversificando a metodologia de ensino e aprendizagem, a motivação para os estudantes... Quando isto chegará ao Ensino Fundamental?
Maria Lúciadisse:
07/12/2011 21:12:47

Estou muito feliz e ansiosa para começar a usar a nova tecnologia a serviço do aluno. espero que realmente der certo.
Ana Angélica de Souzadisse:
07/12/2011 22:33:53

Parabéns Exmº Governador e Secretário de Educação, por uma iniciativa espetacular a qual irá garantir o uso das tecnologias aos nossos estudantes como forma de motivação, tenho certeza que será sucesso absoluto a favor do ensino aprendizagem.
PAULOdisse:
08/12/2011 08:47:53

Gostaria de saber por que meu comentário foi apagado? O espaço é democrático, mais apena para elogiar? Repito a pergunta?
Como o governo vai gastar milhões para comprar os tablets, e vai capacitar apenas 40 educadores para serem multiplicadores, ou seja 40 vão capacitar quantos mil outros educadores? Ou seja os professores mais uma vez são esquecidos, se tem dinheiro para comprar e fazer propaganda, menos para capacitar.
José Lopes disse:
08/12/2011 09:01:06

Quais serão os critérios de escolha dos 40 professores, que serão capacitados pela Microsoft para serem multiplicadores?
mauriciodisse:
08/12/2011 22:05:26

duas coisas me inquieta , o perfil dos nosso educandus que irao usar a tecnologia para acessar redes socias ,menos como ferramente educativa, roubos serao muitos nas areas proximas as escolas
e por fim o educador , pois os notebook dos professores estao utrapassados e muitos quebrados , o que sera feito e quando
Leandrodisse:
08/12/2011 23:03:10

Meu notebook do Programa Professor (des)Conectado completará agora em janeiro 03 (três) anos. Se um computador ao sair da fábrica já se encontra obsoleto, o que dizer do meu? Acho que o professor também deveria receber um tablet!
08/12/2011 23:52:52
maria de lourdes almeida imotodisse:
Extremamente louvável termos um secretário tão bem antenado e comprometido... Espera-se que a tecnologia amplie o mundo tão "restrito" da nossa clientela...
Preocupa-me ver tanto investimento("quiosques", laboratórios móveis...)e nossas escolas ñ possuirem ambientes seguros para garantir que essa riqueza seja preservada e literalmente utilizada: arrombamentos são frequentes no ambiente escolar.
O governo precisa estar mais atento a esses cuidados, auxiliando o nosso povo (ainda cego na questão cidadã) a manter um patrimônio tão atual e necessário ao mundo moderno.
maria de lourdes almeida imotodisse:
08/12/2011 23:56:52

Como o professor Leandro, penso q os professores deveriam ser contemplados, sim...

Somos, também, sujeitos do processo e não apenas pontes.
PAULOdisse:
09/12/2011 09:22:28

Com certeza os professores da rede deveriam sim receber os tablets !! Como também todos deveriam receber capacitação adequada para poder utilizar essa ferramenta, não adianta apenas beneficiar os alunos e esquecer quem tem o papel principal na educação, quem pode incentivar os alunos usarem de uma forma produtiva os tablets??
Mais essa historia agente já viu no caso dos nooteboks do professor "conectado", ou vocês já esqueceram da promessa da internet?? Essa que alguns estados já fornecem de graça aos professores.
Fica como se fosse apenas uma ação de marketing para beneficiar os alunos e ter um bom impacto na sociedade, mais na pratica qual vai ser o resultado dessa ação se não beneficiar os professores também ??
Edilândiadisse:
09/12/2011 11:24:15

O espaço pode até ser democrático, mas o que vejo é um espaço de promoção política!!!
Quanto ao uso dos tablets, vejo uma ferramente de prejuízo pedagógico, pois será usada de forma errada. Não adianta fazer acreditar que a educação vai melhorar com este tipo de "incetivo". Nossos alunos precisam de limites, e estamos dando o mundo dentro de um aparelho, onde pais e educadores não podem dominar. Será esta uma boa ação para educação, ou iremos expandir um mundo onde muitos não irão saber trilhar? teremos mais alunos fora de sala de aula, teremos alunos no mundo da "lua", ou melhor , no mundo da internet da hora das aulas. Não adianta tablets, quiosques, laboratórios móveis. O que temos que mudar são atitudes com relação a atitudes comportamentais dos estudante, estamos bonificando quem não estuda, e apontando o professor como ser incapaz.
PAULOdisse:
09/12/2011 15:34:59

Concordo em numero, gênero e grau com você Edilândia, temos uma política educacional equivocada, com metas a cumprir, não adianta uma escola ter uma boa avaliação no IDEB, ENEM, SAEPE se não cumprir as metas de aprovação, é o velho dilema de qualidade X quantidade, se priorizando a quantidade. Vemos isso claramente no projeto Travessia, tão elogiado e que custa milhões aos cofres estaduais, mais não é submetido as provas do SAEPE, que qualidade é essa? ou apenas serve para aprovação?
Por outro lado vemos ações de promoção na mídia como essa dos tablets, milhões para comprar equipamentos e apenas 40 educadores receberam capacitação. Passa para a população que o governo está investindo maciçamente em educação, mais não divulga que paga o pior salário do Brasil.
Adriana disse:
09/12/2011 17:04:56

Por que os professores não receberão os tablets? Afinal de contas eles serão os incentivadores e quem, de fato, vai conduzir o uso deste instrumento.Sem falar que nossos noteboks estão obsoletos, além de não estarmos conectados. Diante dos salários recebidos, muitos professores não podem pagar uma mensalidade de internet!
Edgardisse:
09/12/2011 17:44:43

É impressionante como as pessoas esquecem as coisas. O governador está apenas fazendo o que prometeu na campanha eleitoral para reeleição. E com um ano de atraso, pois ele prometeu na propaganda política que seria distribuído este ano nas escolas. Acho tudo interessante, mas não falam nada se os professores vão receber o Tablet. Como o professor vai utilizar os recursos tecnológicos se ele não dispuser deles também. Ano passado no simpósio de tecnologia em gravatá, presenciei a equipe da secretaria anunciar que este ano o Governo iria trocar os notebooks,"porém não sabia como fazer ainda", estas foram as palavras de um dos membros da organização do evento. Onde será a troca? Quando? Por que não falaram nada sobre isso? O silêncio impera. Bem, adorei este espaço para expormos nossos posicionamentos, só não sei até quando a secretaria vai permanecer com ele.
Alexandredisse:
09/12/2011 23:25:46

Educação...tecnologia...ambos são sinônimos?
Não! Faço o curso de midias na educaçãopela UFRPE/SEE PE , mais subsidios...? Meus carose nobres professores, pois gosto do tema e realmente coloco em pratica, apgo pra isso. Enquanto não houver um valorização profissional, não por slario, pois temos um dos melhores, mais sim pelo fim da propaganda enganosa dee nosso DEUS dos olhos azuis, que pelo ser humano da educação nada faz. Deuis te abençoe EDUARDO...e no inferno te pego.
alexandredisse:
09/12/2011 23:33:01

caros colegas...esses erros de portugueiz foram propozitais pois nosso alunos, sempre os fazem dai tu sabe ne, será que no tablet vem com com correção?

ezenildodisse:
12/12/2011 00:58:10

SE A EDUCAÇÃO SÓ SE FIZER COM "ALUNO", O PROJETO É LOUVAVEL,NO ENTANTO SE A EDUCACÇÃO É FEITA ATRAVES DA RELAÇÃO ALUNO-SABER-PROFESSOR, POR ANALOGIA DEDUZO QUE O PROJETO NÃO É LOUVAVEL,TENDO EM VISTA QUE A IDEIA ACIMA FERE O "CONCEITO" DE EDUCAÇÃO.EU ACHO QUE ESSAS PESSOAS DEVERIAM ESTUDAR MAIS O CONCEITO DAS COISAS. AÍ SEGUE UM CONSELHO:"NOBRE SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E COMPANHIA,ANALISE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO,PRINCIPALMENTE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIA.
EZENILDO JOSE DE SANTANAdisse:
12/12/2011 01:08:39

SOU ALUNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIENICAS E MATEMATICA NA UFRPE.O CURSO É NA MODALIDADE EAD-UAB,NO ENTANTO PARA QUE O CURSO REALMENTE FUNIONASSE BEM, FOI PRECISO PRIMEIRO QUE "OS PROFESSORES FOSSEM TODOS CAPACITADOS". BEM, O QUE EU NAO ENTENDO É ESSE PROJETO VISAR APENAS O ALUNO. SERÁ QUE EDUCAÇÃO SÓ SE FAZ COM INVESTIMENTO SOMENTE NO ALUNO?
MARIA JOSEdisse:
12/12/2011 10:34:01

TODO ESSE BLA BLA BLA RESUME-SE EM MOSTRAR A MIDIA QUE NOSSOS ALUNOS ESTARÃO CONECTADOS. POREM ESQUECEM QUE UM FALTARA NO MERCADO DE TRABALHO O PRINCIPAL AGENTE ENTRE O ALUNO E APRENDIZAGEM "O PROFESSOR", SOMOS DESCARTADOS COMO UM PLASTICO, NAO TEMOS NENHUM INCENTIVO, QUER SEJA $$$$ OU HUMANO, SOMOS VISTOS COMO UM NUMERO E NAO FORMAMOS CIDADOES, FORMAMOS ALUNOS PARA PASSAR NO ENEM, VESTIBULAR. QUANDO FORMAREMOS PESSOAS CAPAZES DE RESPEITAR O PROXIMO? A PRESIDENTA DILMA FALOU MUITO EM VALORIZAR O PROFESSOR, O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO FAZ O CONTRARIO, E NAO É SO ELE. NO BRASIL, NOS QUE FORMAMOS MEDICOS, ENGENHEIROS E OUTROS SOMOS QUEM MENOS TEM SALARIO, PORQUE TRABALHO TEMOS MUITOOOOOOOOOOOOOOOOO. E AS ESCOLAS DE REFERENCIA? GRATIFICACAO QUE DESCONTAR FUNAFIN E NAO SERVE PARA APOSENTADORIA... SO FALTA USAR O NARIZ, PORQUE A VESTIMENTA E O PICADEIRO JA ESTÃO ARMADOS A SECULOS.
disse:
13/12/2011 08:18:47

Realmente o intuito é conectar todo mundo em prol de uma educação que se adeque às tecnologias certo? Parabéns aos alunos que ganharão seus tablets e que façam um bom uso, aos professores que serão contemplados com notebooks mas os assistentes administrativos? Estes que trabalham o dia todo com um computador não serão contemplados, aliás a única categoria da secretaria que não terá o benefício, como assistente que sou e procuro dar o meu melhor fico decepcionado, são estas coisas que causam grande desmotivação naqueles que tanto se esforçam para garantir uma educação melhor para todos. Apenas isso.
Sérgiodisse:
13/12/2011 08:19:44

Realmente o intuito é conectar todo mundo em prol de uma educação que se adeque às tecnologias certo? Parabéns aos alunos que ganharão seus tablets e que façam um bom uso, aos professores que serão contemplados com notebooks mas os assistentes administrativos? Estes que trabalham o dia todo com um computador não serão contemplados, aliás a única categoria da secretaria que não terá o benefício, como assistente que sou e procuro dar o meu melhor fico decepcionado, são estas coisas que causam grande desmotivação naqueles que tanto se esforçam para garantir uma educação melhor para todos. Apenas isso.
Almirdisse:
13/12/2011 17:07:12

E o Setec deste ano em Gravatá? Preciso realmente de mais um notebook, mas como trabalhar os recursos do tablet se eu, como professor, não tenho como manusear o aparelho e preparar materiais exclusivos para uso no tablet? INTERESSANTE: a conexão de internet da minha escola é um terror, imagina com centenas de tablets acessando a rede simultâneamente?
Ana Beatriz disse:
14/12/2011 17:24:43

Prabenizo a atitude de sua excelência o governador em contemplar estudantes com tablets, professores do ultimo concurso com notebooks mas estou decepcionada por nos assistentes administrativos não ter direito ao notebook. Realizamos nossas tarefas diárias nos locais de trabalho no computador e muitas vezes somos obrigados a realizá-las manualmente(isso é retrocesso) por não ter máquinas suficientes na escola para realizar tais tarefas. Na escola que trabalho(considero das mais equipadas) só temos duas máquinas conectadas a internet na secretaria, não são suficientes para trabalharmos no dia-a-dia. Pense nisso secretário e governador.
Obrigada.
kFRUdSolPSKdisse:
14/12/2011 23:09:37

At last! Somoene with the insight to solve the problem!
\Creuza de Sousadisse:
15/12/2011 12:13:40

Não sou contra em hipótese alguma que o governo distribua tablets para os estudantes, mas o que não sou a favor é o fato de investir tanto en "tecnologia" onde na verdade necessita muito mais, na estrutura física das escolas, pois se sabe que existem escolas que mais parecem prisões, sem ventilação, salas minúsculas, sem prédios próprios, às vezes cedidas ou lacadas pelo municípios ou até pela Paróquia.
Promessas de construção? Só ficam nas promessas.
( Fonte: site do Secretaria de educação - PE)
 
COMENTE TAMBÉM!

Nenhum comentário: