Tempo, tempo, tempo, tempo...

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Escrever (verdadeiramente)

A gente sempre se depara com alunos que nos questionam acerca da maneira de escrever....Muitos pensam que existe uma varinha de condão que faz com que num zapt se passe a escrevinhar (hehehehehe).

Verdade é,que ninguém escreve com primazia: há sempre uma vírgula  nos pegando, há sempre um parêntese nos prendendo!

O que sempre podemos dizer, é que para escrever textos de qualidade, a gente deve ter em mente o que queremos dizer, para quem diremos e qual gênero se encaixa naquilo que se quer falar (nada mágico!).

Para escrever bem é preciso gostar, ter o hábito da leitura e finalmente: Revisar tudo o que escreve. Revisar sem preguiça e incansavelmente (coisa que raramente faço, viu?kkkkkkkk

Quem não lembra das palavrinhas: NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E DISSERTAÇÃO? Elas caíram desuso depois que os professores perceberam que isso amarrava o conhecimento do aluno.
Hoje, as produções textuais levam o educando a participar eficientemente de atividades da vida social, fazendo-o ler e escrever.

O aluno precisa é de muita leitura para que possa conhecer os infinitos gêneros existentes. Eu fico fascinada quando um aluno busca o livro que quer ler, por meio da classificação de gênero!

Ditar títulos para produções textuais inibe a capacidade de produtor que o aluno carrega.

Outro problema que deve ser dosado, é a preocupação com as questões gramaticais ou notacionais (elas nem sempre devem ser o centro das atenções.

Escrever por escrever, consome qualquer estudante: ele precisa ver sentido no que faz!

Quando a gente cobra uma produção de um aluno, é bom que fique claro por que estamos solicitando, para quê, para quem? São as condições didáticas de produção textual).

Um excelente instrumento de leitura é o jornal (os alunos se apropriam de diversos gêneros textuais num lugar só).

É sempre bom que o aluno produza para expor, para que outros vejam (função comunicativa). Escrever sem função, faz surgir a noção de que escrever é uma chatice.

Não é nenhum bicho papão. Escreva! Planeje, escreva, revise e reescreva.

Dará tudo certo!

Nenhum comentário: