Tempo, tempo, tempo, tempo...

sábado, 3 de outubro de 2015

Kappa



                  (imagem:mundo-nipo.com)

0 Kappa faz parte do folclore japonês. Ele é tido como um espírito anfíbio e  que, segundo a lenda, morre por ser demasiadamente educado. Sei que não fui clara, mas farei o possível para explicar-me.

O monstrinho aí de cima, possui na cabeça uma concha que serve como reservatório de água do rio em que nasceu e quando essa água acaba, termina por morrer ou perder seus poderes mágicos.
Dizem que eles podem ser bons ou maus: tanto podem comer pepinos na lagoa como beber o sangue humano ou comer o fígado das pessoas que persegue.

Bem, como o Kappa é um ser muito educado, diz-se que é fácil matá-lo: basta cumprimentá-los (reverenciar como os japoneses fazem) por diversas vezes. Assim, o anfíbio termina por baixar a cabeça por diversas vezes, o que fará com que o reservatório de água se acabe, ceifando assim sua vida ou seus poderes sobrenaturais.
Outra estratégia para levar um Kappa para o seu mundo, é oferecer-lhe pepinos (sua comida preferida).

Seu tamanho? O de uma criança de aproximadamente dez anos de idade.

Ah, a crendice apregoa que grafar o nome dos familiares na casca de pepinos e jogá-las na água, protege-os contra o Kappa.

A lenda é tão arraigada no Japão que o sushi recheado com pepino é chamado de Kappa maki.

Alguns animes como Naruto nos remetem à imagem do Kappa; Isobu é um deles, embora tenha três caudas e em Pokémon, Lombre também é inspirado no anfíbio.
Há também alguns filmes onde se pode ver a figura do Kappa. Somente eu não quero vê-lo nunca, nunca, viu?

Lourdes Imoto
(Lendo wikipedia e vendo alguns vídeos sobre o assunto)



Nenhum comentário: