Tempo, tempo, tempo, tempo...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago: eterno e imortal...

( Morte causada por leucemia crônica - múltipla falha orgânica após prolongada doença ).
Ah, "portuga" de língua afiada, crítico nato, blogueiro teen de eighty-seven years old...
como disseste no teu "cantinho",
"Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, vem mesmo bater à porta do Caderno", porque sentiremos saudades de teu jeito único de falar da vida...
Agorinha estava a meditar acerca de um pensamento teu que trata do respeito ao ensino da gramática nas cadeiras escolares, quando, tão elegantemente comparas a gramática às regras de trânsito e o motorista ao uso aleatório da língua, sem valorização da gramática.
Bacana quando dizes: que para dirigir, não se pode apenas saber dirigir bem, mas também conhecer as regras de trânsito: uma linda metáfora, meu escritor de língua afiada!
Saudades eternas, imorredouras como tu...
"Me impressiona, sobretudo, a rapidez da resposta dos leitores e a franqueza com que se expressam, como se estivéssemos entre colegas..."
( José Saramago expondo sua opinião acerca do uso do blog como instrumento de comunicação )
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."
"Há situações na vida em que já tanto nos dá perder por dez como perder por cem, o que queremos é conhecer rapidamente a última soma do desastre, para depois, se tal for possível não voltarmos a pensar mais no assunto."
"A ferramenta fez as pessoas escreverem pior."
"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma".
A escritora Nélida Piñon, que estava na Espanha, irá representar a ABL nos funerais. A família decidiu que o corpo do escritor será cremado no cemitério do Alto de São João, em Lisboa, e o caixão, velado na Câmara Municipal da cidade ( Notícia - Jornal do Brasil )
Mundo reverencia escritor por obra e irreverência
A morte do escritor foi destaque nos principais jornais do mundo. Em Portugal, o Correio da Manhã divulgou nota do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates. “A morte de José Saramago é uma grande perda para a cultura portuguesa”, lamentou ele. O espanhol El País comparou o escritor a uma árvore de muitos ramos e afirmou que sua obra “é uma fusão de preocupação social e exigência estética”. O francês Le Monde classificou Saramago como um escritor de estilo singular. Já o New York Times destacou o caráter polêmico do autor de Ensaio sobre a cegueira. “Ele descreveu a globalização como o novo totalitarismo e lamentou o fracasso da democracia contemporânea para conter o crescente poder das corporações multinacionais”, observou o diário.
( Notícia do mesmo jornal citado )

Um comentário:

Marco Pedrosa disse...

Olá Lourdes fico encantado que esteja a seguir o meu blog, seja bem vinda!
Já estou seguindo o seu também
Saudações
Marco Pedrosa