Tempo, tempo, tempo, tempo...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

VERME DA MODERNIZAÇÃO...

Imagem: www.spagnollo.arq.br


As sacolas plásticas, já "curuquinhas" ( foram inventadas em 1862 ) e invasoras do mercado brasileiro na década de 80, tem sido cada vez mais utilizadas na nossa sociedade. Um caos. Verdadeiro caos pois, sabemos que elas são feitas de uma resina ( derivada do petróleo ) e que podem levar séculos para serem degradadas, vindo a causar inúmeros males ao meio ambiente ( principalmente os voltados para os animais marítimos que as confundem com alimentos e terminam por morrer ).

Se as sacolas plásticas não entupissem bueiros e córregos, certamente as catástrofes de inundações e afins seriam bem menores.

Quando morei no Japão, achava admirável a atitude ambientalista dos supermercados: promoviam descontos e promoções que estimulavam o uso reduzido das sacolas plásticas. Evidentemente, já era costume japonês ( pelo menos na região em que morava ), as pessoas utilizarem sacolas de compras: uma atitude super legal e bem elegante! Sempre admirei as senhoras japonesas com suas mochilas de compras: parecem ter coleções delas... Eu também tinha a minha, claro! Não somente por achar elegante, mas por saber que estava contribuindo com o meio ambiente!

Quão bom seria se usássemos sacolas próprias, caixas de papelão ou as sacolas biodegradáveis! Como o meio ambiente agradeceria, não? ( As oxibiodegradáveis se desfazem, no entanto são nocivas ao meio, por possuirem elementos químicos. As biodegradáveis se desintegram por meio dos microorganismos... ).

A VIDA É TÃO GRANDONA E NEM PRECISA DE EMBALAGEM!!!



4 comentários:

CarlosTGarcia disse...

Importante postagem.

Serve para nos conscientizarmos sobre o que estamos causando com nossa casa (Terra).

Um grande abraço

Blog Pés no Chão
http://carlosTgarcia.blogspot.com/

Lu Almeida Imoto disse...

Que bom q gostou!

Brigadão pela visita, hein?

Tadeu disse...

É muito importante a mensagem para todos, meus parabéns.
Tchau um abraço.

Lu Almeida Imoto disse...

Tadeu,

Obrigada por honrar-me com sua visita.

Seu blog é lindoooooo!