Tempo, tempo, tempo, tempo...

sábado, 25 de junho de 2011

O bicho homem e seus estimados (parte III)

Sempre friso que sou louquinha por animais. Louquinha mesmo: converso com eles e tenho uma relação muito intensa com o mundo irracional.
Meus filhos herdaram isso de mim e não é que esta semana eles me chegam com uma cadelinha de rua, prontinha para criar? Ai, ai... Assim que cheguei do trabalho, eles me vem cheios de entusiasmo: - mamãe, mamãe, não entre agora! Temos uma surpresa! Trouxeram a cachorrinha, feinha que doi! Da rua! Piedosamente, fui logo dizendo: não! Mamãe não vai criar mais outro bicho, porque dá trabalho!
Foi aquele chororô. Eles diziam: - tá bom, tá bom! Ela não tem onde ficar e nós vamos jogar na rua!!!

É claro que meu coração, cheio de piedade,  já gostando da cadelinha, abriu mão. Ela está aqui em meio a nós e não tenho coragem de abandoná-la: vivo fazendo-lhe carinho...


Assim é, quando amamos os animais: quantos animais abandonados eu já peguei para alimentar? Lembro-me de ter saído em um dia de chuva para pegar um gatinho que miava desesperadamente... Fui, trouxe-o, enxuguei-o e deixei-o cobertinho até que ele se aquietou...

A foto acima, de uma índia Guajá do Maranhão amamentando um porco selvagem, é uma prova viva desse sentimento tão grandioso!

Para os índios, os animais devem ser tratados com o mesmo respeito que são tratados os humanos.

O termo "XERIMBABO" (coisa muito querida) já era utilizada no século XVI, por meio de relatos de pesquisadores, especificando o animal de estimação.

Os cães são fantásticos! Claro que amo meu jabuti, mas os cães são animais muito dóceis, perspicazes e protetores... Imaginem que, segundo a história, não foram os homens que amansaram os caninos; foram eles que decidiram viver ao lado dos homens: a história da domesticação dos cães se diverge das dos demais animais. Quer saber um pouco?

Há duas hipóteses quanto ao surgimento dos cães: a primeira, diz que há cerca de 40 mil anos os CANIS LUPUS que viviam no Leste Asiático, passaram a seguir os caçadores, por causa do lixo que deixavam para trás (ali eles encontravam ossos e resíduos de carne) a segunda, um estudo do DNA de cães e lobos, indica que foi no Oriente Médio que eles surgiram.

Os lobos, por volta de 15 mil anos atrás, foram aceitos em meio aos homens, em virtude de sua utilidade.

Nossos cães é uma espécie diferente do lobo, mas uma subespécie que é biologicamente adaptada ao contato com pessoas e vieram ao Brasil, trazidos pelos europeus no século XVI.

Segundo o ecólogo Evaristo Eduardo de Miranda, o cão foi o primeiro mamífero doméstico em meio aos indígenas: eles avisavam sobre a aproximação de estranhos e serviram como companheiros de caça (claro que na hora da fome, eles também o consumia!).

Na minha última postagem, falei bastante sobre os animais tidos como "bons" e prometi falar um pouco sobre os "maus", não foi? Pois é... Dizem que os gatos não eram bem vistos pelos portugueses (1500). Conta-se que, tidos como malignos, eles costumavam ser queimados vivos ( O Brasil passou a criá-los somente no século XX).

Além do gato, as formigas, gafanhotos cupins, lagartas,  cobras e ratos eram animais "maus". Isso,  no tempo em que achava-se que morcego nascia de ratos velhos, gafanhotos eram uma metamorfose de galhos secos e bois, ovelhas e perus tinham boa memória e conseguiam contar seus segredos a outros bichos da mesma espécie....

Eu vou ficando por aqui, amando meus lindos bichinhos e minha "cadela vira-lata" que muda de nome quase todo dia!!!

Inté,

Um comentário:

Andre Mansim disse...

Puxa que legal esse texto Japinha, e que foto maravilhosa hein! Parabens!