Tempo, tempo, tempo, tempo...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

E viva a Língua Portuguesa!



Língua Portuguesa é a base do tema da 




redação do vestibular da UFRGS


Enunciado se baseia em passagem do épico Lusíadas, de Luís de Camões.
Alunos são orientados a analisar dificuldades impostas pelo uso do idioma.

Felipe TrudaDo G1 RS

Segundo dia de vestibular da UFRGS tem provas de português e redação (Foto: Felipe Truda/G1)Segundo dia de vestibular da UFRGS tem provas de português e redação (Foto: Felipe Truda/G1)
 Língua Portuguesa norteou o tema da redação do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2012. A informação foi dada ao G1 no final da manhã desta segunda (9) por estudantes que deixaram a prova no Colégio Rosário, em Porto Alegre. O local recebe os candidatos a vagas no curso de medicina. O enunciado completo será divulgado às 16h.
A prova teve um texto abordando o Gigante Adamastor, personagem do épico Lusíadas, de Luís de Camões. Na obra poética, o personagem narra as dificuldades enfrentadas pelos tripulantes da nau de Vasco da Gama em alto-mar. Foi feita uma comparação com as dificuldades que o idioma pode apresentar às nações que o adotam.
Também foram apresentados dados  econômicos e sociais dos países lusófonos. No enunciado, de acordo com os estudantes, foi pedida a análise sobre os empecilhos da língua em três aspectos: a unificação da nação, a caracterização da história e a formação de identidade global, nacional e coletiva.
Além da redação, a prova aplicada nesta segunda (9) conteve 25 questões de múltipla escolha da disciplina de língua portuguesa. No dia anterior, os estudantes testaram os conhecimentos em literatura e língua estrangeira, podendo escolher entre inglês e espanhol. Nesta terça (10), serão aplicados os exames de biologia, química e geografia. O cronograma é encerrado na quarta-feira (11), com os testes de matemática e história.
(Página: g1.globo.com - 09/01/12 - Felipe Truda -RS)

Nenhum comentário: