Tempo, tempo, tempo, tempo...

domingo, 26 de fevereiro de 2012

O homem bondoso faz bem a si mesmo




Dando uma limpadinha nos meus arquivos, deparo-me com essas fotos: o Rick (meu filho) e o Danilo. 

Deixe-me contar como conheci o Danilo: no meu dia de folga, estava cuidando das minhas plantas e me chega esse moreninho com cara de sapeca, carregando uma sacola plástica onde ele trazia banana (já quase imprestáveis em virtude do calor), massa de fubá, farinha e outras coisinhas mais. Ele se aproximou do portão e pediu uma esmola. Estava suadinho e com cara de fome... Depois que coloquei o alimento na sacola, ele sentou-se na calçada e passou a olhar os brinquedos espalhados pela área. Meu coração mole, já estava desmanchado e foi quando o Rick pediu-me para tomar banho de torneira, que eu decidi: pedi que ele fosse para a calçada e convidei o menininho de rua para molhar-se também (o calor era de 35 graus). Nossa! Quanta alegria na carinha dos dois que, juntos pulavam de alegria, brincavam e sorriam sem parar!  

Durante o banho, conversavam, trocavam ideias, sentavam na calçada, corriam na rua enquanto eu jogava água... Quanta pureza de alma! Meu filho, de tanta alegria, "esticou" a barriguinha ostentando orgulho e até ficou parecendo um outro menino de rua (rsrsrs). 

Deixei-o entrar e ele até esqueceu-se da sacola, em meio aos brinquedos. E eu ali, observando a alma de criança: tão linda! 

Permiti que brincassem por um longo tempo e depois de dar lanche aos dois, quem foi que disse que o Sr. Danilo quis ir embora?! Depois de muito insistir, ele me disse: tá bom, eu vou, mas que dia é que eu posso voltar de novo?! [...]

Refleti muito sobre aquele momento e percebi que a fraternidade é irmã gêmea da liberdade e da igualdade:Uma passa a validar a outra e que embora confundamos a palavra fraternidade com solidariedade e caridade, fraternidade é algo mais intenso: ela expressa a dignidade humana e a certeza de que somos todos iguais, com direitos políticos, sociais e até mesmo individuais).

Refleti também sobre o intenso significado do que disse o rei Salomão: "o homem bondoso faz bem a si mesmo" e, baixinho, recitei o versículo 6 do Salmo 23:

"Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor por longos dias."

Um comentário:

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Que lindo!! Fiquei até emocionada, nada é mais puro que uma criança, as pobres perdem sua infancia cedo e trás no rosto as marcas da luta diaria. Lindo... parabéns, vc é com certeza uma pessoa iluminada!!