Tempo, tempo, tempo, tempo...

sábado, 10 de março de 2012

Os japoneses fazem assim: assim, assim...



Na foto acima, o homem de boné e de mochila é o meu maridão.
Estávamos participando do HANAMI (ver as flores), pertinho de onde morávamos (Castelo do lago Biwa) e ele ofereceu-se para fotografar o casal de turistas (à sua frente).
No momento da foto, encontra-se devolvendo a máquina ao casal.

Que povo cortês ao agradecer!  Eu não cheguei a contar quantas vezes eles se inclinaram para demonstrar agradecimento. Não contei mesmo, porque foram muitas!

A reverência (inclinação do corpo) é cultura enraizada em meio aos japoneses: ela é ensinada desde os primeiros anos escolares e variam de ângulos conforme a situação. Quando reverenciam turistas,  uma simples inclinação de cabeça já é o bastante (há reverências que se dão num ângulo de 70 graus e são feitas vagarosamente).

Pasmem: quando estava trabalhando como SENSEI (professora), recebíamos algumas visitas de empresários e de alguns japoneses conceituados, eles entravam na sala de aula revenciando-nos com ângulos bem vantajosos!!! No Japão, o professor é extremamente respeitado e valorizado, viu?
[...] O comparativo que quis fazer com relação ao Brasil, eu mesma censurei... hehehehehe. Que você consiga ler nas entrelinhas (fácil, não?).

VEJA LINDAS FOTOS E HISTÓRICO DO "HANAMI" (A FESTA DAS CEREJEIRAS),CLICANDO NO AQUI:

http://1bloguinhokin.blogspot.com/2010/04/blog-post_25.html 

Nenhum comentário: