Tempo, tempo, tempo, tempo...

domingo, 24 de junho de 2012

OS MUITO FEIOS QUE ME PERDOEM!

Por questões genéticas, o pavão albino, diferentemente dos demais pavões, possuem somente uma cor: a branca. É um animal raro e muito bonito de se ver.
Essas aves têm origem na Ásia (Paquistão, Sri Lanka e Índia), sendo que na Índia já foram considerados animais sagrados. 
O ritual do acasalamento é marcado principalmente pela forma como o macho corteja a fêmea. Ele abre a cauda que fica com a forma de um leque, enquanto cada fêmea começa a fazer seu ninho na parte mais alta do território.
Os Faisões Dourados vem das montanhas de China Central. 
O macho e fêmea são altamente dimórficos. Suas plumagens diferem grandemente, principalmente entre aves adultas, entre os filhotes começa a diferenciação por volta de 90 dias, e torna-se completa após um ano quando o macho atinge todo seu esplendor. 
A plumagem do macho funciona como afrodisíaco para as fêmeas durante o namoro. Existe todo um balé por parte do macho, dançando em volta da fêmea esparramando sua bela capa, entortando seu corpo para aparecer maior, mostrando todas suas cores e assobiando. Eles se assemelham aos pavões.
A coloração brilhante e colorida do macho também serve como chamativo para os predadores, enquanto a camuflagem da fêmea serve como segurança quando se encontra chocando.
Cientificamente conhecido como Leontopithecus rosalia, é um primata da família dos calitriquídeos (Callitrichidae), sendo o mais conhecido e cobiçado do gênero devido ao seu comportamento dócil e a exuberância de sua pelagem, que varia do amarelo-ouro ao ruivo-avermelhado. Os pelos da cabeça são mais longos, o que faz lembrar a juba de um leão. 
Possuem hábitos essencialmente diurnos e está ameaçado de extinção.
Seu habitat é somente no Brasil e existem quatro espécies de Mico.
Preservar o mico-leão-dourado significa preservar o que resta desse importante ecossistema tão ameaçado e também preservar inúmeras outras espécies que convivem com ele. 



2 comentários:

Andre Mansim disse...

Será que os feios realmente existem? Acho que não... Sempre tem um lado belo em todos!

Lu Almeida Imoto disse...

Verdade, André!