Tempo, tempo, tempo, tempo...

sábado, 26 de janeiro de 2013

A PALAVRA ANIVERSÁRIO

Originária da palavra ANNIVERSARIUS, significa "o que volta todos os anos". Os primeiros registros de comemoração de aniversário parecidas com as de hoje são da civilização romana, lá na Antiguidade.

Os romanos comemoravam o dies natalis, ou seja, o dia do nascimento. A comemoração teve início entre os nobres, mas, pouco a pouco, foi virando  um hábito do povo também.

Curioso é que o dia do nascimento não costumava ser comemorado exatamente no dia do nascimento do aniversariante, mas nas chamadas kalendas, que equivalia ao primeiro dia do mês, o mais importante para os romanos.

As kalendas eram muito apreciadas entre os nobres, tanto que o dia do aniversário do paterfamilias, ou seja, do responsável pela família (o pai). era comemorado por seus filhos e dependentes até mesmo depois da sua morte. Outra curiosidade é que parte dos bens do morto era destinada à festança. Assim, no primeiro dia de cada mês, a Roma Antiga vivia em festa, tanto pelos aniversariantes do mês vivos quanto pelos que já tinham batido as botas.

As matresfamilias, as mães das famílias de prestígio, também tinham uma comemoração especial, embora discreta, somente para parentes e amigos. Eram enviados convites pessoais e a festa era feita no dia exato do nascimento, assim como são os aniversários atuais.


MAIS CURIOSIDADES SOBRE COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO:
 
 
DAR PRESENTES: O hábito parece ter surgido no Antigo Egito não exatamente em dias de aniversário, mas como simbolismo de desejar coisas boas. Foi incorporado pelos gregos e romanos, que parecem tê-lo associado também ao dia natalis
 
CANTAR PARABÉNS: O famoso parabéns a você tem origem nos Estados Unidos. A música coi criada, em 1875, por duas professoras americanas. A versão brasileira para a letra é fruto de um concurso na Rádio TUPI, do Rio de Janeiro, em 1942.
 
FAZER BRIGADEIRO: O docinho de chocolate que marca presença nas nossas festas de aniversário é brasileiro mesmo. A receita se popularizou em 1940 e o nome do doce tem origem na campanha de um militar, que na época, fazia campanha para ser presidente com a rima: "Vote no Brigadeiro, que é bonito e é solteiro!". O militar perdeu aeleição, mas a bolinha de chocolate ganhou a patente.


 
 
(Revista Cîência Hoje das crianças - nº 229 - Nov/11)

Nenhum comentário: