Tempo, tempo, tempo, tempo...

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Um gatinho cheio de charme




                                                   
O Maneki Neko é  conhecido como Gato que convida ou Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte. É uma escultura asiática muito comum lá no Japão. Geralmente é feita de cerâmica.
Com a pata levantada, o gato é encontrado em lojas, restaurantes, salas de Pachinko (jogos) e de outros negócios (mas também em entrada residencias). Algumas das figuras são elétricas, funcionam a pilhas ou são alimentados por energia solar.  Na crença asiática, a pata direita levantada atrai dinheiro e a pata esquerda atrai clientes. O Maneki Neko surge com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes. Além das figuras de porcelana, o Maneki Neko pode ter a forma de porta-chaves, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados.

Para os ocidentais pode parecer que o Maneki Neko está a acenar e não a sinalizar para chamar a atenção. Isto se deve à diferença entre gestos e linguagem corporal reconhecida pelos ocidentais e pelos japoneses, sendo que os japoneses utilizam o gesto de mão levantada com a palma para fora, dobrando os dedos para cima e para baixo para chamar a atenção de alguém; daí o aspecto do gato. Alguns Maneki Neko feitos especificamente para os mercados ocidentais têm a pata com a palma voltada para dentro, num gesto de "chamamento" mais familiar para os ocidentais.
Pode-se encontrar o Maneki Neko tanto com a pata direita como com a esquerda levantada, e por vezes ambas. O significado da pata direita ou esquerda difere de acordo com os tempos e os locais. . Existem outros para quem a pata esquerda levantada é mais indicada para estabelecimentos de bebida, a pata direita para outras lojas (no Japão chama-se hidari-kiki —"esquerdinos" — àqueles que aguentam bem a bebida).
É crença comum de que quanto mais erguida estiver a pata, maior será a sorte que vai proporcionar. Consequentemente, ao longo dos anos, a pata dos Maneki Neko teve tendência a surgir cada vez mais levantada. Há quem utilize a altura da pata como método para medir a idade da figura. Outra crença comum é que quanto mais alta estiver erguida a pata, maior será a distância que a boa sorte percorrerá.

Nenhum comentário: