Tempo, tempo, tempo, tempo...

quinta-feira, 30 de abril de 2015

PACHINKO

Resultado de imagem para pachinko
Nós morávamos numa província do interior do Japão e eu ficava "abobalhada" com o número de maquininhas de jogos, conhecidas como Pachinko e ficava a imaginar omo seria em Tóquio (não estive lá).

As máquinas de pachinko foram construídas pela primeira vez na década de 1920 como um brinquedo de criança chamado "Corinth game" Ele surgiu como um passatempo de adultos em Nagóia  por volta de 1930 e se espalhou a partir de lá.

Todos os estabelecimentos de pachinko foram fechados durante a Segunda Guerra Mundial mas ressurgiram no final da década de 1940. 
 A maior parte das lojas de pachinko no Japão pertencem a coreanos.

Para jogar pachinko, os jogadores obtêm bolas de metal ao inserir dinheiro ou cartões diretamente na máquina que eles desejam usar. Essas bolas são então atiradas, dentro da máquina, de uma bandeja de bolas com o propósito de tentar ganhar mais bolas. Há uma slot machinel em uma grande tela no centro do sistema e o objetivo desta parte é obter três números ou símbolos em uma fileira para ganhar um jackpot.

Máquinas de pachinko mais velhas tinham uma alavanca com mola para atirar as bolas individualmente, mas as mais novas usam um botão redondo que controla a força de um pistão elétrico que atira as bolas para a área de jogo. Quando atiradas, as bolas caem por meio de diversos pinos, sendo que algumas delas caíram no buraco central e iniciarão a slot machine na tela central. Toda bola que ir para o buraco central resulta em um giro na slot machine, mas há um limite no número de giros ao mesmo tempo devido à possibilidade de algumas bolas passarem pelo buraco enquanto um giro estiver acontecendo. Cada giro paga um número pequeno de bolas, mas o objetivo é atingir o jackpot. O programa da slot machine digital decide o resultado do giro quando as bolas caem no buraco central, não quando a animação na tela central está acontecendo.

Se os primeiros dois números ou letras do giro forem iguais, o programa digital irá mostrar muitas animações antes da terceira colunar parar de girar, para dar ao jogador mais emoção. Isto é chamado de reach (ou reachi) e às vezes longas animações, chamadas de super reaches, acontecem. As máquinas de pachinko oferecem diferentes probabilidades ao acertar o jackpot; se o jogador conseguir obter um jackpot, a máquina entrará no modo de recompensa.
O modo de recompensas dura por um número de rodadas. Durante cada rodada, em meio a animações e vídeos aparecendo na tela central, um buraco de grandes recompensas abre na parte inferior da máquina e o jogador deve tentar atirar bolas nele. Cada bola que entra no buraco com sucesso resulta em um grande número de bolas sendo jogadas em uma bandeja separada embaixo da máquina, que pode ser colocada em um balde de bolas.

Os vídeos que aparecem e os padrões de luzes também podem dar aos jogadores uma ideia geral de quais são as probabilidades de ganhar. Por exemplo, um super reach pode fazer uma pequena diferença em sua animação ou mostrar uma animação introdutória ou figura. Isto adiciona emoção ao jogo, visto que dadas máquinas terão alguns padrões comuns ou animações que podem acontecer, com algumas tendo muito mais significância que outras em termos de probabilidades de ganhar em uma dada rodada. Algumas máquinas até permitem vitórias instantâneas ou segunda chance de vitória, na qual um giro que parece ter sido perdido ou ter pouca chance de ganhar baseado nas dicas mostradas irá premiar o jogador com três números iguais e entrar no modo de recompensa sem necessariamente deixar os números iguais durante o reach ou giro.

As vitórias resultam em bolas adicionais, que os jogadores podem usar para continuar jogando ou trocar por prêmios.
Quando os jogares desejam trocar suas bolas, eles devem chamar um funcionário do estabelecimento ao usar um botão de chamada localizado no topo de seu jogo. O funcionário então carregará as bolas do jogador para um contador automático para ver quantas bolas ele possui. Após registrar o número de bolas que ele ganhou e o número de máquinas que ele usou, o funcionário dá ao jogador um cupom ou cartão com o número de bolas registrado nele. O jogador então o leva ao centro de troca da loja para obter seus prêmios. Entre os prêmios disponíveis, haverá invariavelmente um item conhecido como o "prêmio especial" (geralmente um pequeno pedaço de ouro ou item que é novidade revestido de plástico) que pode ser vendido por dinheiro em um estabelecimento fora do pachinko na vizinhança da loja. Os prêmios especiais são dados ao jogador em quantias correspondentes ao número de bolas ganhas.
Além dos prêmios especiais, os prêmios podem ser tão simples como canetas ou isqueiros, como maiores como eletrônicos, bicicletas dentre outros itens. Sob a lei japonesa, o dinheiro não pode ser pago diretamente pelas bolas de pachinko, mas geralmente há um pequeno estabelecimento perto, separado do local dos jogos, mas às vezes em uma unidade separada como parte do mesmo prédio, onde os jogadores podem "vender" os prêmios especiais por dinheiro. 

O jogo de azar é proibido no Japão, mas o Pachinko é considerado uma exceção e tratado como uma atividade de lazer. 

Um comentário:

Jose Manuel Iglesias Riveiro disse...

Gracias por tu visita y tu amable comentario.
me ha parecido muy interesante el articulo que has puesto sobre los terminales en japon, no sabia ni conocía esa afición y
tan marcada en ellos.
Un abrazo.