Tempo, tempo, tempo, tempo...

domingo, 30 de maio de 2010

Uma fábula pra lá de bacana!

Contaram-me, certa vez, uma fábula. Era assim: dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre conhecimento e sabedoria. O mestre disse-lhe: - amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos vinte grãos de feijão, dez em cada pé. Subam, em seguida, o monte que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos. No dia seguinte os jovens discípulos começaram a subir o monte. Lá pela metade um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito. O outro subia naturalmente a montanha. Quando chegaram ao topo, um estava com semblante marcado pela dor; o outro sorridente. Então o que mais sofrera durante a subida perguntou ao colega: - como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura? O companheiro respondeu: - meu caro colega, ontem à noite cozinhei os vinte grãos de feijão!
( Texto adaptado do livro "Como vencer na vida sendo professor" - depende de você de Hamilton Werneck, Editora Vozes, 1996 )
"Para conquistarmos metas, é preciso termos sabedoria e não apenas conhecimento.
A nós, que escolhemos a profissão de educador, cumbre traçar metas para a nossa vida em relação ao futuro. Diante de nós há uma tela em branco que é a nossa vida profissional, a paisagem que escolhemos: a nossa profissão. Agora, cabe-nos dar o colorido que quisermos e a iluminação que desejarmos; sempre com muita sabedoria. Assim, faremos um marco de nossas conquistas pessoais."

Nenhum comentário: