Tempo, tempo, tempo, tempo...

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Demônios do mar

Imagem:portaldosmitos


Quando a terra era jovem, reinava um deus poderoso chamado Indra.

Generoso, ele criou o mundo de modo que todos vivessem em harmonia. Porém, a alegria dos deuses e a felicidade dos homens despertavam a ira dos demônios. O pior de todos os seres do mal se chamava Writa, o demônio da fome. Dia e noite, ele quebrava a cabeça tentando decidir qual seria a maior de todas as maldades que poderia praticar contra os homens e a natureza.

Finalmente, decidiu que roubaria as nuvens do céu e as guardaria em sua sinistra caverna. Sem chuvas, a Terra ficaria deserta, e os homens morreriam de sede e fome.

Quando Indra descobriu que o demônio lhe havia roubado as nuvens, apanhou suas armas e decidiu enfrentá-lo num combate. O demônio se escondeu em sua caverna.

Então, Indra se dirigiu a Brahama, o deus dos deuses, em busca de conselho. A resposta foi surpreendente. "A sabedoria pertence aos homens velhos", disse-lhe o deus.

Na terra, Indra encontrou um velho que lhe ofereceu a vida para que a paz fosse conquistada. "Meus ossos são mágicos, ofereço-lhe minha vida para que o mundo se salve", disse antes de morrer.

Os ossos foram transformados numa arma poderosa que, imediatamente, abriu a porta da caverna do demônio. As nuvens voltaram aos céus, e os demônios saíram correndo para escapar da ira celeste. O refúgio que encontraram foram as profundezas. E até hoje a raiva dos demônios é tão grande que ela não para de agitar as ondas do mar, provocando terríveis tempestades.

(Lenda hindu adaptada por Heloisa Prieto)


Nenhum comentário: