Tempo, tempo, tempo, tempo...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ROSA DE SHAROM: Sucesso nas práticas pedagógicas...

Mais uma vez, o Colégio Rosa de Sharom nos encanta com a sua maneira moderna de educar através de projetos.

O trabalho com projetos é mesmo uma forma inovadora e desenvolve uma metodologia eficaz no tocante à produção do conhecimento.

Através dos projetos educacionais, ver-se fluir uma abordagem criteriosa e abrangente, bem distante daquela tradicionalmente proporcionada aos alunos.

O Colégio desenvolveu o projeto, voltando-se para alguns países, suas culturas e algumas regiões brasileiras.
De extremo bom gosto e desenvolvido ao longo dos dias, pude ver que meus filhos se envolviam na descoberta da cultura, da alimentação, dos costumes e de tudo que dizia respeito ao país/região estudada.

Não compreendo como muitos professores são avessos à pratica de projetos. Através deles, o profissional adquire uma postura dinâmica, alia-se à interdisciplinaridade e supera o ensino de maneira fragmentada.
Sem deixar de dizer que o trabalho fica muito mais suave, alegre, inovador.

Quando falo em projeto, não falo daquela "coisa" feita de última hora, somente para mostragem, prestação de contas, ou exposição fotográfica, onde o aluno sequer sabe o fundamento do seu trabalho.
Falo de projeto desenvolvido com planejamento, com objetivos propostos...

Os projetos educacionais incentiva a mudança de paradigmas do profissional de educação e estimula a importância do seu papel na construção de conhecimentos. Além do mais, é muito gratificante ver as ideias brilhantes que surgem, através da criatividade e invenção dos alunos. É preciso conceber-se o fundamento de que educar é um processo de ir e vir e que o aluno é peça fundamental no processo ensino-aprendizagem.

Nossos alunos são alunos da era da informática, da era do visual, da argumentação e já não mais suportam ter à sua frente um professor que descarrega informações agindo como um robô.




A foto acima, representa o Muro das lamentações (Israel). Evidentemente os alunos recriaram! Subentende-se que eles compreenderam o significado do Muro, não é verdade?



A garota aí de cima (colega de sala do meu filho), vestida de israelense, certamente jamais se esquecerá das vestimentas do país estudado!

Trabalhar com projetos é trabalhar com uma ferramenta que nos leva ao ensino de qualidade e através deles é que o "ensino através da pesquisa" vai transformando os seres em seres críticos, investigador...


Os garotinhos, representando os Estados Unidos, também certamente compreenderam as diferenças de vestimenta e clima, ligeirinho! A sala estava linda e a professora da sala estava também vestida a rigor!

BENEKE já dizia: "Se não instigarmos as crianças a pensar, tal fato poderá concretizar-se.
Se as crianças não recebem a chance de se tornarem curiosas e de descobrir respostas às suas perguntas, elas não se verão como aprendizes de sucesso, ou não considerarão a escola como um lugar em que podem aprender algo interessante e relevante. Ao final do processo, sua curiosidade intelectual
morrerá."

Anísio Teixeira também nos fala a respeito da organização dos conhecimentos das crianças:
Ele nos diz que o eixo central da escola-ensino, deve ser feito em torno da intenção de aprender da criança e que os interesses e propósitos das crianças devem governar a escolha das atividades. Atividades reais, reconhecidas pelas crianças. Daí porque o programa escolar ser organizado em atividades, unidades de trabalho ou projetos e não em matérias escolares.

Trabalhando  com projetos, o aluno torna-se sujeito da sua própria aprendizagem, passa a utilizar seus saberes em situações não-escolares, passando a ser sujeito mais participativo, menos inibido, mais autônomo.

O projeto propicia o envolvimento da família e o pensamento crítico do aprendiz: veja como o meu filho, insatisfeito com o turbante, pede ao pai que o ajuste!

Atividades com projetos obrigam-nos a refletir sobre o que se quer fazer e implica em especificar-se claramente os objetivos (para meu filho fazer sua maquete, ele precisou se reunir com os colegas e planejar o que iriam fazer e que materiais iriam utilizar), permite estabelecer, desde o início, uma proposta de avaliação, estabelece uma plataforma de entendimento comum entre os vários participantes sobre o quê, o porquê, o quando e o como do que é proposto fazer em conjunto, favorece a construção da autonomia e da autodisciplina por meio de situações criadas em sala de aula para reflexão, discussão, tomada de decisão, observância de combinados e críticas em torno do trabalho proporcionado ao aluno, tornando-o sujeito do seu próprio conhecimento.

É extremamente gratificante a culminância de um projeto: o educador torna-se também um aprendiz, já que em projeto, ninguém faz nada sozinho e tudo vai surgindo de uma maneira surpreendente!

O mais importante é que através de um bom projeto, você vai vendo despertar o desejo de conquista, iniciativa, investigação, criação e, sobretudo, RESPONSABILIDADE e COMPROMISSO.




As francesinhas aprenderam "postura", "delicadeza", "fineza" e muitoooooo mais!






Olhem o meu peão, japonês!

A turma do Egito....


ISRAEL

Meu filho arrumando o turbante do coleguinha...



Aqui, eles colam o nome do templo e percebem que o  papel é pequeno para a colocação das letras
( e tudo vai virando aprendizagem)





VEJAM QUE CHINESINHAS MAIS DOÇURAS!

















Parabéns ao Colégio Rosa de Sharom (Quati II): vocês estão crescendo, porque estão deixando crescer o compromisso de sempre fazer melhor!

"Não basta ler que EVA VIU A UVA: é preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho."
(Paulo Freire)

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