Tempo, tempo, tempo, tempo...
sexta-feira, 27 de julho de 2012
ARTE EM PETROLINA
Nova edição de festival do SESC (03 a 18 de agosto), reúne mais de cem atrações artísticas locais e nacionais, atraindo cerca de 70 mil pessoas à cidade.
Exposições, mostras, performances, recitais, contação de histórias, lançamento de livros e conversas literárias fazem parte da programação do 8º Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Petrolina. O evento, realizado de 3 a 18 de agosto em polos espalhados pela cidade do Sertão de Pernambuco, é um desdobramento do projeto nacional Palco Giratório.
Durante o período do festival, moradores e visitantes têm a oportunidade de acompanhar atrações no Sesc Petrolina, na Catedral, no Museu do Sertão, no Bambuzinho, na Praça Dom Malan e na Ilha do Massangano. E outros 10 bairros da cidade reúnem as atividades do evento.
Pela primeira vez, será realizada a Mostra Itinerante de Artes, com oficinas artísticas nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. A vizinha cidade de Juazeiro, na Bahia, também recebe parte da programação, no Centro Cultural João Gilberto.
A abertura oficial do festival acontece no dia 3, com o Abre-Alas pro Velho Chico, um cortejo que sai do Sesc Petrolina às 16h, passa pelas ruas da cidade e segue em direção à Porta do Rio. Na orla, acontecem as apresentações de Aurinha do Coco, Afoxé Filhos de Zaze, Baque Opará, Samba de Veio e Tio Zé Bá.
A programação conta ainda com espetáculos teatrais, como Nem sempre Lila (PE), Classificados poéticos (AL) e Vila Tarsila (SP). Outro destaque são os espetáculos de dança Eu vim da ilha (PE) e O Sertão é lindo (BA).
A cada edição, o Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico mobiliza aproximadamente mil artistas, promovendo mais de cem atrações locais e nacionais, além de movimentar um público de 70 mil pessoas durante os 16 dias de programação. Entre os convidados deste ano, estão Elisa Lucinda, Marcelino Freire, Chico Pedrosa, Virgilio Siqueira, Claudete Galvão, Gil Vicente, Renato Valle e Manoel Veiga.
Vale informar que o festival tem uma pré-programação, com atividades realizadas hoje, como oficinas de teatro de rua, cerâmica, dança, percussão, teatro, vídeo e literatura de cordel. As artes visuais estarão presentes nas prévias. Já está em cartaz, por exemplo, a exposição Memória instantânea – retrospectiva fotográfica do Festival Aldeia do Velho Chico, no Museu do Sertão.
Ainda pré-evento, no dia 2, às 20h, destaca-se a exposição Figura, paisagem e natureza morta, na Galeria de Artes Ana das Carrancas. A mostra traz trabalhos de artistas plásticos conceituados, como Gil Vicente, Renato Valle e Manoel Veiga.
Texto de Cynthya Leite - JC online (26.07) - Sem minhas intervenções
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário